Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10738
Title: Análise de conteúdos de genética e subáreas abordados em provas do ENEM e ENADE: um estudo de caso.
Other Titles: Analysis of genetics contents and subareas addressed in ENEM and ENADE tests: a case study.
Análisis del contenido genético y subáreas de los exámenes ENEM y ENADE: un estudio de caso.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Laudenize Souto da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Magnólia de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CASTRO, Francisco José Victos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
Keywords: Ensino-aprendizagem;Livros de Genética;Teaching and learning;Genetic books;Genética;Genética - ENEM;Genética - ENADE;Genetics - ENEM;Enseñanza-aprendizaje;Libros de genética
Issue Date: 8-May-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Laudenize Souto da. Análise de conteúdos de genética e subáreas abordados em provas do ENEM e ENADE: um estudo de caso. 2013. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, tanto os estudantes do Ensino Médio quanto os do Ensino Superior passam por exames avaliativos do desempenho, denominadosENEM e ENADE, respectivamente. Devido à importância da Genética para a vida e para as novas tecnologias,seus conteúdos e suas subáreas têm sido muito discutidos na atualidade. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi levantar e analisar os conteúdos de Genética e suas áreas abordados nas provas do ENEM e ENADE, comparando com aqueles ministrados em Escola de Ensino Médio e no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/UFCG, município de Cuité- PB. O trabalho envolveu uma busca bibliográfica sobre conteúdos de genética abordados em provas do ENEM e do ENADE e em livros de Biologia e de Genética, além de um estudo de campo do tipo explanatório-descritivo e comparativo, de natureza quali-quantitativa, realizado com 36alunos concluintes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, e 24 do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG/Campus Cuité. Utilizou-se como estratégia de aplicação a entrevista pessoal, face a face, via questionários elaborados neste trabalho. Os resultados foram analisados de forma descritiva e apresentados em tabelas, gráficos e quadros. Ficou evidente a partir deste estudo que um número representativo de questões envolvendo genética e subáreas está sendo exigido nas provas do ENEM e do ENADE. Um distinto número de termos da atualidade envolvendo genética e subáreas está sendo abordado nas provas do ENEM e do ENADE. Os livros disponibilizados pela EEEMF Orlando Venâncio, em Cuité PB, estão atualizados e neles consta a maioria das categorias elucidadas neste trabalho. As ementas de Genética Geral e Genética de População e Evolução do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Educação e Saúde, poderiam ser atualizadas quanto aos conteúdos e quanto à literatura básica e complementar.Além disso, as características demográficas da amostra selecionada, a percepção dos citados ex-alunos sobre os conteúdos de Genética e subáreas ministrados em sala de aula, a percepção dos ex-alunos sobre sua aprendizagem dos conteúdos de Genética e subáreas discutidas, e a importância da Genética para os ex-alunos são discutidos de forma comparativa para ENEM/ENADE.
Abstract: In Brazil, both high school students as the Higher Education undergo evaluation of the performance tests, referred as ENEM and ENADE respectively. Due to the importance of genetics to life and the new technologies from the life, the contents of Genetics and its subareas have been much discussed today. In this sense, the objective of this study was to survey and analyze the contents of Genetics and their areas addressed in tests of ENEM and ENADE, comparing with those learned in High School and undergraduate coursein Biological Sciences from CES/UFCG, inCuité City, Paraiba.The work involved a literature search on genetic contents covered in the ENEM and ENADE tests and also Biology and Geneticsbooks, as well as a field study of type-explanatory descriptive and comparative, quantitative and qualitative in nature, conducted with students graduating from the EscolaEstadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, and in Biological Sciences undergraduate course of the UFCG/Campus Cuité.It was used the personal interview as an application strategy, face to face, via questionnaires developed in this work.The results were analyzed descriptively and presented in tables, graphs and charts. It was evident from this study that a large number of issues involving genetics and subareas are being demanded in evidence ENEM and ENADE.A high number of terms involving the current genetic and subareasis being addressed in the ENEM and ENADE tests.Books available by EEEMF Orlando Venâncio, in Cuité PB, are updated and contain them most categories elucidated in this work.The menus of General Genetics and Population Genetics and Evolution from Biological Sciences undergraduate course, Center for Education and Health, could be updated for contents and alsofor the basic and supplementary literature. In addition, the demographic characteristics of the studied sample, the perception of former students on the content of Genetics and subareas taught in the classroom, the perception of the former students about their learning of the content of Genetics and subareas learned in the classroom and the importance of genetics for the alumni are discussed in a comparative manner to ENEM/ENADE and sample population.
???metadata.dc.description.resumen???: En Brasil, tanto los estudiantes de Enseñanza Media como los de Enseñanza Superior se someten a exámenes de evaluación de desempeño, denominados ENEM y ENADE, respectivamente. Debido a la importancia de la Genética para la vida y para las nuevas tecnologías, sus contenidos y sus subáreas han sido muy discutidos en la actualidad. En ese sentido, el objetivo de este trabajo fue relevar y analizar los contenidos de Genética y sus áreas abordados en las pruebas ENEM y ENADE, comparándolos con los impartidos en la Enseñanza Media y en la Licenciatura en Ciencias Biológicas del CES/UFCG, municipio de Cuite - PB. El trabajo implicó una búsqueda bibliográfica sobre contenidos genéticos abordados en las pruebas ENEM y ENADE y en libros de Biología y Genética, además de un estudio de campo explicativo-descriptivo y comparativo, de carácter cualitativo-cuantitativo, realizado con 36 estudiantes egresados ​​de la Universidad Orlando de la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media Venâncio dos Santos, y 24 de la Licenciatura en Ciencias Biológicas de la UFCG/Campus Cuité. Se utilizó como estrategia de aplicación la entrevista personal cara a cara, a través de los cuestionarios desarrollados en este trabajo. Los resultados fueron analizados descriptivamente y presentados en tablas, gráficos y cuadros. De este estudio se evidenció que en las pruebas ENEM y ENADE se está demandando un número representativo de preguntas que involucran genética y subáreas. En las pruebas ENEM y ENADE se están abordando diferentes términos actuales relacionados con la genética y las subáreas. Los libros puestos a disposición por la EEEMF Orlando Venâncio, en Cuité PB, están actualizados y contienen la mayoría de las categorías dilucidadas en este trabajo. Los menús de Genética General y Genética de Poblaciones y Evolución de la Licenciatura en Ciencias Biológicas, del Centro de Educación y Salud, podrán ser actualizados en cuanto a contenido y bibliografía básica y complementaria, además de las características demográficas de la muestra seleccionada, la Se comenta de forma comparativa la percepción de los exalumnos sobre los contenidos de Genética y las subáreas impartidas en el aula, la percepción de los exalumnos sobre su aprendizaje de los contenidos de Genética y las subáreas discutidas, y la importancia de la Genética para los exalumnos para ENEM/ENADE.
Keywords: Ensino-aprendizagem
Livros de Genética
Teaching and learning
Genetic books
Genética
Genética - ENEM
Genética - ENADE
Genetics - ENEM
Enseñanza-aprendizaje
Libros de genética
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10738
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAUDENIZE SOUTO DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfLaudenize Souto da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20131.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.