Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10807
Title: Ciências, interdisciplinaridade e educação ambiental.
Other Titles: Science, interdisciplinarity and environmental education.
Ciencia, interdisciplinariedad y educación ambiental.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Maria Jildileide Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, André Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzla.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da.
Keywords: Educação;Interdisciplinaridade;Educação Ambiental;Education;Interdisciplinarity;Environmental Education;Educación;Educación ambiental
Issue Date: 26-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Maria Jildileide Silva de. Ciências, interdisciplinaridade e educação ambiental. 2013. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi realizado na E. M. E. F. Joaquim Domingos de Moura, localizada no município de Frei Martinho e teve por objetivo principal analisar as práticas pedagógicas interdisciplinares em sala de aula, numa perspectiva de ensino que enfatize a questão interdisciplinar com o foco principal na educação ambiental, visto a grande estiagem daquela região. Nossa pesquisa assumiu um caráter qualitativo a qual se importa em estudar os significados, valores, atitudes e crenças de uma dada realidade social. Atuamos numa abordagem de observação participante, que é uma prática em que o investigador se coloca dentro de movimentos sociais a serviço da comunidade tomando as suas causas. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, a qual foi dividida em dois capítulos e para a recolha dos dados foi realizado um diário de campo, onde foi registradas as práticas observadas através da observação participante, ficando esta no terceiro capítulo. Ao final deste estudo concluímos que, a introdução da educação ambiental ao ensino e sua devida integração com outras disciplinas, ocorre de forma lenta e fragilizada, evidenciando a importância de incentivos nesta área, bem como, a formação profissional dos professores. Assim como, que para que se efetive um ensino de qualidade, em que este desenvolva nos alunos a conscientização diante das problemáticas ambientais e sociais é necessário uma contextualização e socialização dos saberes tantos científicos como os populares.
Abstract: This work was carried out in E. M. E. F. Joaquim Domingos de Moura, in the municipality of Frei Martinho and was aimed at analyzing the interdisciplinary teaching practices in the classroom, a teaching perspective that emphasizes interdisciplinary issue with the main focus on environmental education, since the great drought that region. Our research has made a qualitative character which cares to study the meanings, values, attitudes and beliefs of a given social reality. We operate in an approach of participant observation, which is a practice where the researcher stands within social movements in the service of the community took their causes. The methodology used was a literature review, which was divided into two chapters and the data collection was conducted a diary, which was recorded practices observed through participant observation, this being the third chapter. At the end of this study we conclude that the introduction of environmental education teaching and its proper integration with other disciplines, occurs slowly and weakened, indicating the importance of incentives in this area, as well as the training of teachers. As that becomes effective for quality education in this develop in students the awareness on the environmental issues and social contextualization is necessary and socialization of scientific knowledge as many as popular.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo fue realizado en la EMEF Joaquim Domingos de Moura, ubicada en el municipio de Frei Martinho, y tuvo como objetivo principal analizar las prácticas pedagógicas interdisciplinarias en el aula, en una perspectiva de enseñanza que enfatiza la cuestión interdisciplinaria con foco principal en la educación ambiental. , desde la gran sequía en esa región. Nuestra investigación asumió un carácter cualitativo que se preocupa por estudiar los significados, valores, actitudes y creencias de una determinada realidad social. Operamos en un enfoque de observación participativa, que es una práctica en la que el investigador se ubica dentro de los movimientos sociales al servicio de la comunidad, tomando sus causas. La metodología utilizada fue una revisión de literatura, la cual estuvo dividida en dos capítulos y para la recolección de datos se realizó un diario de campo, donde se registraron las prácticas observadas a través de la observación participante, quedando esto en el tercer capítulo. Al final de este estudio, concluimos que la introducción de la educación ambiental a la enseñanza y su adecuada integración con otras disciplinas ocurre de manera lenta y frágil, destacando la importancia de los incentivos en esta área, así como la formación profesional de los docentes. Así como, para que una educación de calidad sea efectiva, en la que se desarrolle en los estudiantes la conciencia sobre los temas ambientales y sociales, es necesario contextualizar y socializar los saberes tanto científicos como populares.
Keywords: Educação
Interdisciplinaridade
Educação Ambiental
Education
Interdisciplinarity
Environmental Education
Educación
Educación ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10807
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JILDILEIDE SILVA DE ALMEIDA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfMaria Jildileide Silva de Almeida - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013303.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.