Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10821
Title: Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.
Other Titles: Environmental Education in the Multifunction Resource Room of the municipal school Celina de Lima Montenegro - Cuité, PB: an experience from the perspective of inclusive education.
La educación ambiental en el salón de recursos multifuncionales de la escuela municipal Celina de Lima Montenegro - Cuité, PB: una experiencia desde la perspectiva de la educación inclusiva.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARPOLÍNGUA, Letícia Giesta.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELLO, Leonardo Cavalcanti de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
Keywords: Sala de Recursos Multifuncionais;Educação Ambiental;Prática Pedagógica;Multifunction Resource Room;Environmental Education;Pedagogical practice;Educación ambiental
Issue Date: 24-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas. Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa trata de estabelecer uma relação entre a educação ambiental e a educação na perspectiva da educação inclusiva, a partir de experiências realizadas na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Celina de Lima Montenegro em Cuité, PB, tendo como objetivo principal desenvolver práticas pedagógicas em educação ambiental sobre o grande tema água a partir de atividades que pudessem mostrar a dinâmica da relação entre o aluno especial e o conhecimento científico. Buscamos estimular o desenvolvimento de certas habilidades como a observação, hipóteses, análises e relações com o contexto, acreditando nas potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais. O trabalho descreve e analisa uma sequencia didática, com seis atividades. Os resultados sugerem a possibilidade de incorporar com êxito atividades coletivas na sala de recursos e com temática relacionadas à problemática ambiental desde que se faça uma contextualização adequada, se respeite os tempos de aprendizagem e de interesse pelas aulas e que se use acima de tudo o diálogo como fio condutor de todas as atividades haja vista as dificuldades de registro escrito que muitos alunos desta sala têm.
Abstract: This research is to establish a relation between environmental education and the education in the perspective of inclusive education, from the experiences performed in multifunction resource room in the Municipal School Celina de Lima Montenegro in Cuité, PB, and the main goal is to develop pedagogical practices in environmental education about the great theme water from activities that could show the dynamic relation between the special student and the scientific knowledge. We seek encourage the development of certain abilities as observation, hypotheses, analyses and relations with the context, believing in the potentialities of abled children. The work describes and analyzes a didactic sequence, with six activities. The results suggest a possibility of incorporate with success collective activities in the resource room and with a thematic related to the environmental problematic since they make an adapted contextualization, respect the learning time and the interest by the classes and use, above all, the dialogue as a guide of all activities considering the difficulties in writing registers that many students of this class have.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo de investigación busca establecer una relación entre la educación ambiental y la educación desde la perspectiva de la educación inclusiva, a partir de experiencias realizadas en la sala de recursos multifuncionales de la Escuela Municipal Celina de Lima Montenegro en Cuité, PB, con el objetivo principal de desarrollar prácticas actividades pedagógicas en educación ambiental sobre el gran tema del agua a partir de actividades que pudieran mostrar la dinámica de la relación entre el alumno especial y el saber científico. Buscamos fomentar el desarrollo de ciertas habilidades como la observación, la hipótesis, el análisis y la relación con el contexto, creyendo en el potencial de los niños con necesidades especiales. El trabajo describe y analiza una secuencia didáctica, con seis actividades. Los resultados sugieren la posibilidad de incorporar con éxito actividades colectivas en la sala de recursos y con temáticas relacionadas con la temática ambiental, siempre que se haga una adecuada contextualización, se respeten los tiempos de aprendizaje y el interés en las clases, y se utilice sobre todo el diálogo. el hilo conductor de todas las actividades, dadas las dificultades de escritura que tienen muchos alumnos de esta sala.
Keywords: Sala de Recursos Multifuncionais
Educação Ambiental
Prática Pedagógica
Multifunction Resource Room
Environmental Education
Pedagogical practice
Educación ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10821
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MISLENE DE LIMA DANTAS SOARES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfMaria Mislene de Lima Dantas Soares - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20131.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.