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Title: Avaliação da aprendizagem: uma análise das práticas de professores do ensino fundamental de Cuité - PB.
Other Titles: Learning assessment: an analysis of the practices of elementary school teachers of Cuité - PB.
Evaluación del aprendizaje: un análisis de las prácticas de los maestros de la escuela primaria en Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Kaênia Silva Cabral de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da.
Keywords: Ensino fundamental;Avaliação;Prática Pedagógica;Secondary School;Evaluation;Pedagogic Practice;Escuela primaria;Evaluación;Práctica pedagógica
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Kaênia Silva Cabral de. Avaliação da aprendizagem: uma análise das práticas de professores do ensino fundamental de Cuité - PB. 2013. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: É notável a grande importância do processo avaliativo para o ensino e aprendizagem. Por isso, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades, tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia-a-dia e exercendo, também, sua própria cidadania. Embora os professores utilizem diversos instrumentos de avaliação em suas práticas pedagógicas, as provas escritas são as práticas mais frequentes nas escolas. Tendo isto em vista, e observando os constantes fracassos e reprovações atribuídos aos alunos, nota-se que é preciso refletir sobre a forma de avaliação que está sendo empregada nas escolas nos dias atuais. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de avaliação da aprendizagem de quatro professores do ensino fundamental da rede pública do município de Cuité-PB, situando-as em relação às definições associadas a uma avaliação mais formativa, bem como, aos planos formal e informal da mesma. Para a realização deste estudo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com as duas professoras mencionadas anteriormente. Estas entrevistas foram redigidas e posteriormente, as falas de cada professora foram analisadas segundo duas categorias criadas através das contribuições de Hadji (2001) e Freitas (2003) sobre uma avaliação mais formativa. De acordo com os dados, as professoras entrevistadas, mesmo aproximando-se, em alguns momentos, de uma avaliação mais formativa (tentando verificar os erros dos alunos e ajudando-os a superá-los), na maior parte do tempo, tendiam a empregar uma avaliação mais tradicional, utilizando provas escritas e atribuindo notas, também, ao comportamento dos alunos em sala de aula.
Abstract: It is remarkable the great importance of the evaluation process for teaching and learning. Because of this, evaluation should exist to contribute to the individual formation, respecting his differences and individualities, becoming him able to solve conflicts of his day-to-day and exerting his/her own citizenship. Although teachers use various evaluation tools in their pedagogic practice, the written tests are the most common practices in schools. In this way and noting constant failures and reproofs attributed to students, we note that is necessary to reflect about the form of the evaluation that is being used at schools nowadays. Therefore, this work aims to analyze the conceptions of learning evaluation of four teachers of secondary school of public municipal schools in Cuité-PB, situating them in relation to the associated definitions for an evaluation more formative as well as the formal and informal plans. For this study, we conducted semi-structured interviews with the two teachers mentioned before. These interviews were written and, after that, the teachers’ speech was analyzed according to two categories developed by the contributions of Hadji (2001) and Freitas (2003) about more formative evaluation. According to the data, the teachers interviewed, even approaching at times, a more formative evaluation (trying to verify students mistakes and helping them to overcome), most of the time, they tended to use a more traditional evaluation, using written tests and also giving notes to the students’ behavior in the classroom.
???metadata.dc.description.resumen???: Es destacable la gran importancia que tiene el proceso de evaluación para la enseñanza y el aprendizaje. Por tanto, la evaluación debe existir para contribuir a la formación del individuo, respetando sus diferencias e individualidades, haciéndolo capaz de resolver conflictos en su vida cotidiana y también de ejercer su propia ciudadanía. Si bien los docentes utilizan diferentes instrumentos de evaluación en sus prácticas pedagógicas, las pruebas escritas son las prácticas más frecuentes en las escuelas. Teniendo esto en cuenta, y observando los constantes fracasos y fracasos atribuidos a los estudiantes, se advierte que es necesario reflexionar sobre la forma de evaluación que se está utilizando en las escuelas en la actualidad. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo analizar las concepciones de evaluación del aprendizaje de cuatro profesores de la escuela primaria de la red pública de la ciudad de Cuité-PB, colocándolos en relación con las definiciones asociadas a una evaluación más formativa, así como los planes formales. e informalmente. Para llevar a cabo este estudio se realizaron entrevistas semiestructuradas a los dos docentes antes mencionados. Estas entrevistas fueron escritas y posteriormente se analizaron los discursos de cada docente según dos categorías creadas a partir de los aportes de Hadji (2001) y Freitas (2003) sobre una evaluación más formativa. Según los datos, los docentes entrevistados, aun acercándose, en ocasiones, a una evaluación más formativa (tratando de verificar los errores de los alumnos y ayudándolos a superarlos), la mayoría de las veces, tendieron a utilizar una evaluación más tradicional, utilizando métodos escritos. pruebas y asignando calificaciones, también, al comportamiento de los alumnos en el aula.
Keywords: Ensino fundamental
Avaliação
Prática Pedagógica
Secondary School
Evaluation
Pedagogic Practice
Escuela primaria
Evaluación
Práctica pedagógica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10842
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