Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10847
Title: Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.
Other Titles: Conceptions of science and biology teachers in the city of Cuité - PB about the didactic models.
Concepciones de profesores de Ciencias y Biología de la ciudad de Cuité - PB sobre modelos didácticos.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Maraiza da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Izayana Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
Keywords: Educadores;Estrategias;Aprendizagem;Educators;Strategies;Learning;Aprendizaje
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Maraiza da Silva. Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos. 2013. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O uso dos modelos didáticos nas aulas de ciências apontam caminhos para que os educadores trabalhem com atividades didático-pedagógicas articulando a teoria à prática, convidando o educando a aprender de forma que possa confeccionar e manipular modelos, desenvolvendo suas habilidades, utilizando materiais de fácil acesso, encontrando formas diferentes de ministrar determinado conteúdo e promovendo uma aprendizagem efetiva. Este estudo visou conhecer as concepções de professores de Ciências Biológicas do município de Cuité acerca de modelos didáticos. Participaram desse estudo 14 (quatorze) professores das disciplinas de Ciências e Biologia, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Município de Cuité-PB. Foi administrado um questionário sobre as concepções dos professores acerca dos Modelos Didáticos. Os dados foram transcritos e categorizados de acordo com a análise do conteúdo proposta por Bardin (1977) e, em seguida foram calculadas as frequências e percentuais de respostas. De uma forma geral, verificou-se que os docentes conhecem os modelos didáticos, consideram que eles constituem importantes estratégias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e motivam significativamente as aulas. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes.
Abstract: The use of didactic models in science classes point out ways for teachers work with didactic- pedagogical activities linking theory to practice, inviting the student to learn in a way that he/she can make, manipulate models, develop his/her skills, using materials easily accessible, finding different ways to administer certain content and promoting an effective learning. This study aimed to know Biological Science teachers’ conceptions of Cuité borough about didactic models. The participants of this study were 14 (fourteen) teachers of Science and Biology subjects of Elementary, Secondary and High School in public and private schools of Cuité-PB borough. We applied a questionnaire about teachers’ conceptions related to didactic models. Data were transcribed and categorized according to the content analyses proposed by Bardin (1977) and then we calculated frequencies and percentages of answers. In a general way, we verified that teachers know the didactic models, consider that they constitute important strategies that facilitate the teaching-learning process and motivate significantly classes. The results were discussed based on the literature and in empirical studies relevant.
???metadata.dc.description.resumen???: El uso de modelos didácticos en las clases de ciencias señala caminos para que los educadores trabajen con actividades didáctico-pedagógicas articulando la teoría a la práctica, invitando al estudiante a aprender para que pueda realizar y manipular modelos, desarrollando sus habilidades, utilizando materiales de fácil acceso, encontrando diferentes maneras de entregar cierto contenido y promover un aprendizaje efectivo. Este estudio tuvo como objetivo conocer las concepciones de los profesores de Ciencias Biológicas de la ciudad de Cuité acerca de los modelos didácticos. Participaron de este estudio catorce (14) profesores de Ciencias y Biología, de Enseñanza Básica y Media, de escuelas públicas y privadas del municipio de Cuité-PB. Se administró un cuestionario sobre las concepciones de los docentes sobre los Modelos Didácticos. Los datos fueron transcritos y categorizados según el análisis de contenido propuesto por Bardin (1977) y luego se calcularon las frecuencias y porcentajes de respuestas. En general, se encontró que los docentes están familiarizados con los modelos didácticos, los consideran estrategias importantes que facilitan el proceso de enseñanza-aprendizaje y motivan significativamente las clases. Los resultados fueron discutidos con base en la literatura y en estudios empíricos relevantes.
Keywords: Educadores
Estrategias
Aprendizagem
Educators
Strategies
Learning
Aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10847
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARAIZA DA SILVA CAVALCANTE - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfMaraiza da Silva Cavalcante TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013775.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.