Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10863
Title: Potencialidades do método Paulo Freire em escola do município de Jaçanã - RN.
Other Titles: Potentialities of Paulo Freire method in a school in Jaçanã - RN.
Potencialidades del método Paulo Freire en una escuela de la ciudad de Jaçanã - RN.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria das Graças Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Flávia Carolina Lins da.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: XAVIER NETO, Lauro Pires.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULA, José Carlos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
Keywords: Educação;Concepções Pedagógicas;Metodologias;Education;Pedagogical Conceptions;Methodologies;Educación;Conceptos Pedagógicos
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria das Graças Barbosa da. Potencialidades do método Paulo Freire em escola do município de Jaçanã - RN. 2013. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação é um processo permanente e implica na busca constante de métodos que permitam a construção do conhecimento. Com base nesse pressuposto esse estudo buscou avaliar as Potencialidades do Método Paulo Freire em Escola do Município de Jaçanã RN tendo como objetivo principal verificar os conhecimentos do corpo docente a cerca das Concepções Pedagógicas com ênfase no Método Paulo Freire a fim de relacionar as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes ao método. Os dados para análise desse estudo foram obtidos através de observações realizadas no período de estágio I e II e aplicação de um questionário aos docentes. Diante das observações e dos relatos apresentados no questionário percebemos que os mesmos possuem conhecimentos em relação às Concepções Pedagógicas e utilizam-se de metodologias que revelam a aplicação do Método freireano tornando o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e prazeroso, despertando nos discentes o prazer pelo aprender. Dessa forma constatamos que o método apresenta suas potencialidades na instituição e isso só é possível graças ao uso de metodologias que levam em consideração o saber prévio do aluno, o que faz toda a diferença quando associado ao conteúdo a ser trabalhado na prática escolar.
Abstract: Education is an ongo process that involves the constant search for methods wich allow the construction of knowledge. Based on this assumption this studied evaluated the Potential Method Paulo Freire at al School in the Municipality of Jaçanã, RN having as main objective to verify the knowledge of the faculty about the Pedagogical Conceptions emphasizing the Paulo Freire Method to relate the teaching methodologies the method used by teachers. The data analysis for this study were obtained from observations performed between stage I and II and a questionnaire to teachers. With these observations and the reports presented in the questionnaire perceive that they possess knowledge regarding Pedagogical Concepts and methodologies are used to demonstrate the application of the Method Freirean making the teaching-learning process more dynamic and pleasurable, arousing pleasure in students by learn. Thus we find that the method has its potential in the institution and this is only possible thanks to the use of methodologies that take into account the student's prior knowledge, which makes all the difference when associated with the content being work on school practice.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación es un proceso permanente e implica la búsqueda constante de métodos que permitan la construcción del conocimiento. A partir de ese supuesto, este estudio buscó evaluar las Potencialidades del Método Paulo Freire en una Escuela del Municipio de Jaçanã RN, con el objetivo principal de verificar el conocimiento del profesorado sobre las Concepciones Pedagógicas con énfasis en el Método Paulo Freire con el fin de relacionar las metodologías de enseñanza utilizadas por los docentes con el método. Los datos para el análisis de este estudio se obtuvieron a través de observaciones realizadas durante el período de prácticas I y II y la aplicación de un cuestionario a los profesores. Ante las observaciones e informes presentados en el cuestionario, percibimos que poseen conocimientos en relación a las Concepciones Pedagógicas y utilizan metodologías que revelan la aplicación del Método Freireano, haciendo más dinámico y placentero el proceso de enseñanza-aprendizaje, despertando en los estudiantes el placer por el aprender. De esta manera, encontramos que el método presenta su potencial en la institución y esto solo es posible gracias al uso de metodologías que toman en cuenta los conocimientos previos del estudiante, lo que marca la diferencia cuando se asocia con el contenido a trabajar en práctica escolar.
Keywords: Educação
Concepções Pedagógicas
Metodologias
Education
Pedagogical Conceptions
Methodologies
Educación
Conceptos Pedagógicos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10863
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS GRAÇAS BARBOSA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdf Maria das Graças Barbosa da Silva TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20132.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.