Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10906
Title: Trilhas interpretativas como ferramenta para educação ambiental: uma experiência no Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB.
Other Titles: Interpretive trails as a tool for environmental education: an experience in the Olho d´agua da Bica Forest Garden, Cuité, PB.
Los senderos interpretativos como herramienta para la educación ambiental: una experiencia en el Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB.
???metadata.dc.creator???: LINHARES FILHO, João Nogueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHARES, Caroline Zebendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELLO, Leonardo Cavalcante de Araujo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LOPES, Marcus José Conceição.
Keywords: Educação ambiental;Interpretação ambiental;Praticas pedagógicas;Environmental education;Environmental interpretation;Pedagogical practices;Educación ambiental;Interpretación ambiental
Issue Date: 18-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LINHARES FILHO, João Nogueira. Trilhas interpretativas como ferramenta para educação ambiental: uma experiência no Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB. 2013. 46fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata do uso de trilhas interpretativas como ferramenta de apoio a Educação Ambiental no Horto Florestal do Olho D’ Água da Bica, envolvendo escolas no município de Cuité PB, tendo como objetivo analisar a trilha interpretativa como ferramenta didático pedagógica para aproximação e inserção de conceitos sobre recuperação e conservação dos ambientes naturais no domínio da caatinga e de preservação das historias de usos e costumes da região. Atividades divididas em três momentos: Pré-trilha, trilha interpretativa guiada no Horto Florestal e Pós-trilha. Os resultados apontam as trilhas interpretativas como uma excelente ferramenta de apoio para educação ambiental, pois permite que os sujeitos envolvidos usem os elementos originais do ambiente para entender seus aspectos naturais, históricos e culturais; percebam problemas ambientais locais; e desfrute de uma atividade prazerosa de contato com a natureza, mostrando-nos que a educação ambiental juntamente com as trilhas interpretativas constitui uma estratégia eficaz na busca pela reaproximação do homem com os ambientes naturais, como também uma renovação do ensino-aprendizagem.
Abstract: This work deals with the use of interpretative trails as a tool to support environmental education in Horto Florestal Eye D 'Água da Bica, involving schools in the municipality of Cuité PB, aiming to analyze the interpretive trail as a tool for teaching pedagogical approach and insertion of concepts of recovery and conservation of natural environments from caatinga and preserving the stories of uses and customs of the region. Activities divided into three stages: Pre-trail, guided interpretive trail in the Horto Florestal and Post-trail. The results indicate the interpretive trails as an excellent tool to support environmental education because it allows those involved to use the original elements of the environment to understand their natural features, historic and cultural perceive local environmental problems, and to enjoy a pleasurable activity of contact with nature, showing us that environmental education along with interpretive trails is an effective strategy in the quest for rapprochement between man and natural environments, as well as a renewal of teaching and learning.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo trata sobre el uso de senderos interpretativos como herramienta de apoyo a la Educación Ambiental en Horto Florestal do Olho D'Água da Bica, involucrando escuelas del municipio de Cuité PB, con el objetivo de analizar el sendero interpretativo como herramienta didáctica pedagógica para abordar e insertar conceptos sobre recuperación y conservación de ambientes naturales en el área de la caatinga y preservación de las historias de usos y costumbres de la región. Actividades divididas en tres momentos: Pre-sendero, sendero interpretativo guiado en Horto Florestal y Post-sendero. Los resultados apuntan a los senderos interpretativos como una excelente herramienta de apoyo a la educación ambiental, ya que permite a los sujetos involucrados utilizar los elementos originales del entorno para comprender sus aspectos naturales, históricos y culturales; percibir los problemas ambientales locales; y disfrutar de una placentera actividad de contacto con la naturaleza, mostrándonos que la educación ambiental junto a los senderos interpretativos es una estrategia eficaz en la búsqueda del acercamiento del hombre con los ambientes naturales, así como una renovación de la enseñanza y el aprendizaje.
Keywords: Educação ambiental
Interpretação ambiental
Praticas pedagógicas
Environmental education
Environmental interpretation
Pedagogical practices
Educación ambiental
Interpretación ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10906
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO NOGUEIRA LINHARES FILHO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfJoão Nogueira Linhares Filho - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013984.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.