Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, E. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1350382223985012pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.;LINHEIRApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1VIERA, Alecxsandro Alves.-
dc.contributor.referee2LOPES, Anselmo Ribeiro.-
dc.description.resumoA sociedade brasileira está em constante construção, o Vestibular e o ENEM contribuem em alguns aspectos para verificar o desempenho dos estudantes e o ingresso em um curso superior. Essa pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo procura estudar as contribuições do Projeto Pré-Vestibular Solidário – PVS/CES– para os seus alunos-ouvintes. O PVS/CES é um projeto que busca ajudar os alunos que desejam ingressar no ensino superior através de aulas gratuitas ministradas por licenciandos do Centro de Educação e Saúde – CES. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários e aplicados a um grupo de ex-alunos PVS/CES que agora são universitários. A partir dos resultados dessa pesquisa podemos concluir que o PVS/CES contribui para a formação de seus participantes embora existam aspectos que podem ser melhorados. O projeto contribui na vida dos seus participantes na aquisição de conhecimentos escolares e sociais, foram citadas contribuições como a motivação necessária ao retorno ao sistema educacional e a socialização. Desse modo, acreditamos que PVS/CES trouxe oportunidades aos seus alunos e mostrou-se uma ferramenta social importante na formação educacional e cidadã dos indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleO pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe Brazilian society is in constant construction, Vestibular and ENEM contribute in some ways to check the performance of students and admission in a college. This qualitative research aims to study the contributions of the Project Pre-Vestibular Outreach - PVS / CES / UFCG - for their students listeners. The PVS / CES are a project that seeks to help students who wish to enter higher education through free classes taught by undergraduates of the Center for Education and Health - CES. For data collection questionnaires were used and applied to a group of former students PVS / CES are now college. From the results of this research we can conclude that the PVS / CES contribute to the formation of their members while there are aspects that can be improved. The project contributes to the lives of its participants in the acquisition of school knowledge and social contributions were cited as the motivation needed to return to the educational system and socialization. Thus, we believe that PVS / CES brought opportunities to its students and proved to be an important tool in the social and educational background of the individual citizen.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10913-
dc.date.accessioned2020-01-14T11:17:11Z-
dc.date.available2020-01-14-
dc.date.available2020-01-14T11:17:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExpansão Universitáriapt_BR
dc.subjectProjeto de Extensãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectUniversity Expansionpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectAmpliación universitaria-
dc.subjectProyecto de extensión-
dc.subjectEducación superior-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Enilma Pinheiro dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe solidarity entrance exam - PVS / CES - from the perspective of the listening students.pt_BR
dc.title.alternativeEl examen de ingreso preuniversitario solidario – PVS/CES – en la perspectiva de los estudiantes oyentes.-
dc.identifier.citationSANTOS, Enilma Pinheiro dos. O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes. 2013. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenLa sociedad brasileña está en constante construcción, el Vestibular y el ENEM contribuyen de alguna manera para verificar el desempeño de los estudiantes y el ingreso a un curso de educación superior. Esta investigación cuantitativa y cualitativa busca estudiar los aportes del Proyecto Pre-Vestibular Solidario – PVS/CES – a sus oyentes. PVS/CES es un proyecto que busca ayudar a los estudiantes que deseen ingresar a la educación superior a través de clases gratuitas impartidas por egresados ​​del Centro de Educación y Salud - CES. Para la recolección de datos, se utilizaron y aplicaron cuestionarios a un grupo de ex alumnos de PVS/CES que ahora son estudiantes universitarios. Con base en los resultados de esta investigación, podemos concluir que el PVS/CES contribuye a la formación de sus participantes, aunque hay aspectos que se pueden mejorar. El proyecto contribuye a la vida de sus participantes en la adquisición de conocimientos escolares y sociales, aportes mencionados como la motivación necesaria para el retorno al sistema educativo y la socialización. De esta manera, creemos que PVS/CES trajo oportunidades a sus estudiantes y demostró ser una importante herramienta social en la formación educativa y ciudadana de las personas.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENILMA PINHEIRO DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfEnilma Pinheiro dos Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013314.55 kBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.