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Title: Estudo numérico da lubrificação de risers submersos para o transporte de óleos pesados.
Other Titles: Numerical study of the lubrication of submerged risers for the transport of heavy oils.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Jobsan Sueny de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS NETO, Severino Rodrigues de.
LIMA, Antonio Gilson Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVESTRE FILHO, Geraldo Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CRIVELARO, Kelen Cristina Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FARIAS, Fabiana Pimentel Macêdo.
Keywords: Lubrificação de Risers Submersos;Óleos Pesados - Transporte;Perda de Carga;Escoamento Não-isotérmico;Core-Flow;Simulação Numérica;Lubrication of Submerged Risers;Heavy Oils - Transport;Cargo loss;Non-isothermal Flow;Numerical Simulation
Issue Date: Nov-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Jobsan Sueny de Sousa. Estudo numérico da lubrificação de risers submersos para o transporte de óleos pesados. 2009. 75f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Química), Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10924
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta do presente trabalho é estudar numericamente o escoamento de óleos pesados em risers submersos, tipo catenária, usando a técnica do core-flow e o ANSYS CFX 11* O modelo matemático transiente e não isotérmico considera o modelo de superfície livre para descrever o escoamento bifásico (água-óleo pesado) considerando regime laminar para fase água e regime turbulento para fase óleo (modelo de turbulência k- e). Os resultados da velocidade, pressão, temperatura e fração volumétrica são apresentados e analisados. A queda de pressão de 3,34 vezes maior do que a observada no escoamento monofásico (óleo pesado) baseado na pressão total. Este baixo valor quando comparado com o observado na literatura foi atribuída a presença de regiões de aderência ao longo da catenária e a alta viscosidade da água produzida usada nas simulações.
Abstract: The proposes of this work is to study numerically the heavy oil flow in submerged risers, catenary type, using core-flow technique and ANSYS CFX 13®. The transient and nonisothermal mathematical model considers free surface model to describe two-phase flow (water-heavy oil) by considering laminar flow for heavy oil and turbulent flow to water phase (k-s turbulence model). Results of velocity, pressure, temperature and volumetric fraction distribution was presented and analyzed. The pressure drop of 3,34 times more than that obtained in a single phase flow (heavy oil) based on the total pressure. This lower value when compared with the available in the literature, was attributed to the presence of regions of adherence along catenary surface and the high viscosity of the produced water used in the simulation.
Keywords: Lubrificação de Risers Submersos
Óleos Pesados - Transporte
Perda de Carga
Escoamento Não-isotérmico
Core-Flow
Simulação Numérica
Lubrication of Submerged Risers
Heavy Oils - Transport
Cargo loss
Non-isothermal Flow
Numerical Simulation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10924
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