Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.advisor1IDBRANDÃO, M. H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3507648411661961pt_BR
dc.contributor.referee1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumoA presente monografia objetiva-se a buscar um ensino mais crítico e reflexivo estabelecendo uma ligação entre Teoria e Prática, entre o que se ensina na escola e aquele vivenciado no diaa- dia. Como proposta metodológica estabeleceu o estudo do meio, como método de ensino para superar a dicotomia e as velhas práticas de ensino. Nessa perspectiva, o presente trabalho intitulado “A Serra do Bongá e o Estudo do Meio: Saberes e Práticas no ensino de Geografia” têm como propósito expor as possibilidades de se ensinar esta disciplina, a partir do uso dos objetos geográficos sejam eles naturais ou humanos como instrumentos no processo de ensino – aprendizagem na Educação Básica valorizando a realidade geográfica local. Propomos aqui o estudo de caso da Serra do Bongá, como alternativa metodológica para o ensino de Geografia Física. Os resultados obtidos através da pesquisa foram a evolução geológica – geomorfológica da Serra do Bongá, além de uma lista das principais espécies da flora da Caatinga na área. Através desse recurso, é possível construir uma educação coerente, a partir das práticas locais. Por fim, a pretensão desse trabalho é despertar o senso crítico da leitura do espaço, da leitura da paisagem, e também para que possam compreender todos os elementos presentes no meio; fazendo com os caminhos do cotidiano, ganhem uma nova significação, a partir de um olhar geográfico no lugar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA Serra do Bongá e o estudo do meio: saberes e práticas no ensino de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2019-11-28
dc.description.abstractThe present monograph aims to seek a more critical and reflective teaching by establishing a link between theory and practice, between what is taught in school and that experienced in everyday life. As a methodological proposal established the study of the environment as a teaching method to overcome the dichotomy and the old teaching practices. From this perspective, the present work entitled “Serra do Bongá and the Study of the Environment: Knowledge and Practices in Geography Teaching” aims to expose the possibilities of teaching this discipline, from the use of geographic objects whether natural or human. as instruments in the teaching - learning process in Basic Education valuing the local geographical reality. We propose here the case study of Serra do Bongá, as a methodological alternative for the teaching of Physical Geography. The results obtained through the research were the geological - geomorphological evolution of Serra do Bongá, besides a list of the main Caatinga flora species in the area. Through this resource, it is possible to build a coherent education, based on local practices. Finally, the aim of this work is to arouse the critical sense of space reading, landscape reading, and also so that they can understand all the elements present in the environment; doing with the daily paths, gain a new meaning, from a geographical look in place.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10935
dc.date.accessioned2020-01-14T15:09:12Z
dc.date.available2020-01-14
dc.date.available2020-01-14T15:09:12Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia físicapt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectSerra do Bongápt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectPhysical Geographypt_BR
dc.subjectMiddle Studypt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Woshington Diego Nunes da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSerra do Bongá and the study of the environment: knowledge and practices in the teaching of geography.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Woshington Diego Nunes da. A Serra do Bongá e o estudo do meio: saberes e práticas no ensino de Geografia. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WOSHINGTON DIEGO NUNES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfWoshington Diego Nunes da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2019.4.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.