Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, S. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5656414911486675pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .
dc.contributor.referee2OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como título “A música como recurso didático nas aulas de geografia: estudo da categoria lugar”. A Geografia ainda vem sendo vista por muitos como uma disciplina de memorização, mas é uma visão ultrapassada, pois ela propõe aguçar a reflexão, fazer com que se construam conhecimentos significativos e formar cidadãos capazes de pensar. A música, por ser um elemento lúdico e uma forma de linguagem universal com intuito de provocar reflexões ao sujeito, contribui bastante para que os objetivos da Geografia sejam alcançados e que o ensino-aprendizagem seja realizado. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a importância da utilização da música como recurso didático nas aulas de Geografia e sua contribuição na construção do saber geográfico dos alunos do 1°ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira Lima. Entre as categorias geográficas, optou-se trabalhar a categoria lugar já que ela dialoga muito com o cotidiano de cada um e estabelece uma grande relação com as músicas, já que a maioria das canções traz em suas letras muito dos lugares. A pesquisa está voltada para uma abordagem qualitativa e foi realizada uma oficina que serviu de base para que os sujeitos que compõe a pesquisa respondessem aos questionários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.pt_BR
dc.date.issued2019-11-29
dc.description.abstractThe present study is entitled “Music as a didactic resource in Geography classes: study of the place”. Geography has been seen by many people as a discipline for memorization, but it is an outdated view, as it proposes to sharpen reflection, to build meaningful knowledge and to train citizens capable of thinking. Music, as a playful element and a type of universal language in order to instigate reflections on the human being, contributes a lot to the achievement of Geography's purposes and the teaching-learning process to be realized. The main objective of this research is to understand the importance of the use of music as a didactic resource in Geography classes and its contribution in the construction of the geographic knowledge of first grade High School students at E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira Lima School. Among the geographical categories, it was decided to work the place category since it dialogues a lot with the daily life of each one and establishes a great relationship with the songs, since most songs bring in their lyrics a lot of places. The research was based on a qualitative approach and a workshop was done that served as the basis for the subjects that compose the research to answer the questionnaires.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10936
dc.date.accessioned2020-01-14T15:22:50Z
dc.date.available2020-01-14
dc.date.available2020-01-14T15:22:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMúsica - recurso didáticopt_BR
dc.subjectRecurso lúdicopt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectMusic - Didactic Resourcept_BR
dc.subjectPlayful Resourcept_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Samara do Nascimento.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic as a didactic resource in the teaching of geography: study of the Place category.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Samara do Nascimento. A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA DO NASCIMENTO ARAÚJO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfSamara do Nascimento Araújo. TCC. Licenciatura em Geografia. 2019.1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.