Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10937
Title: O ensino de Geografia na escola: um olhar sobre sua importância no fazer/ser cidadão.
Other Titles: Geography teaching at school: a look at its importance in making / being a citizen.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Mateus Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
Keywords: Geografia - ensino;Geografia escolar;Espaço geográfico;Cidadania;Geography - Teaching;School Geography;Geographic Space;Citizenship
Issue Date: 5-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Mateus Vieira de. O ensino de Geografia na escola: um olhar sobre sua importância no fazer/ser cidadão. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A Geografia, ciência que estuda a relação homem/meio está presente como componente curricular do ensino básico. Diante disso, cabe destacar o ensino de geografia como instrumento de formação para o exercício da cidadania. E que durante a trajetória pelo ensino fundamental que os/as alunos (as) compreenderão a inter-relação entre os fenômenos físicos e humanos na transformação do espaço geográfico. Desse modo, construindo concepções acerca do lugar e do mundo e principalmente ao exercício da cidadania. Este trabalho tem como objetivo discutir como o ensino de geografia presente na escola contribui com a formação para o exercício da cidadania, utilizando como aporte as falas dos alunos do 9ª ano do ensino fundamental, além das percepções acerca de temas fundamentais ao delineamento de uma consciência social e espacial. Considerando que a escola tem como prerrogativa fundamental uma formação voltada aos saberes científicos relacionados com os conhecimentos de mundo, e que o ensino de geografia ao discutir temas sociais, políticos e ambientais está preparando os/as alunos (as) para (re) conhecer os fenômenos que direta ou indiretamente modificam o espaço geográfico. A cidadania foi sendo construída e incorporada ao longo do tempo, passando a ser atributo indispensável ao cidadão, nesse contexto, passou-se a destacar a escola como espaço de educação, além disso, de formação para a cidadania. Com isso, buscamos refletir como o espaço escolar contribui para formar além dos saberes científicos, também quais as percepções sobre a cidadania, como diante da sala de aula e das aulas de geografia os alunos percebem as transformações do espaço e do lugar. O objetivo geral desta pesquisa é compreender a contribuição do ensino de Geografia para a construção da consciência cidadã. Os objetivos específicos delineiam-se no sentido de: Identificar na Geografia, evidenciada na sala aula, pressupostos que sinalizem a formação da cidadania; Analisar como se realiza dentro da sala de aula e através da prática do professor melhoramentos no comportamento dos (as) alunos (as) em relação ao posicionamento perante aos problemas sociais e do cotidiano dentro e fora da escola e; Discutir sobre o ser cidadão no espaço/meio geográfico. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada partiu de discussões acerca do conceito de cidadania, de espaço geográfico, ensino de geografia e espaço escolar. Como instrumento utilizamos o questionário a fim de avaliar na fala dos alunos (as) a percepção acerca da cidadania e temas relevantes no cenário nacional. Quanto aos resultados, conclui-se que o ensino de geografia proporciona discussões fundamentais ao exercício da cidadania, formando uma consciência voltada ao posicionamento crítico aos problemas socioespaciais, evidenciando assim, cidadãos preocupados com as desigualdades locais.
Abstract: Geography, the science that studies the relationship between man and environment, is present as a curricular component of basic education. Given this, it is worth highlighting the teaching of geography as a training instrument for the exercise of citizenship. And during the trajectory through elementary school students will understand the interrelationship between physical and human phenomena in the transformation of geographical space. Thus, constructing conceptions about the place and the world and especially the exercise of citizenship. This paper aims to discuss how the teaching of geography present in the school contributes to the formation for the exercise of citizenship, using as input the speeches of the students of the 9th grade of elementary school, as well as the perceptions about fundamental themes for the delineation of a conscience. social and spatial. Considering that the school has as its fundamental prerogative a formation focused on scientific knowledge related to world knowledge, and that the teaching of geography in discussing social, political and environmental themes is preparing students to (re) know the phenomena that directly or indirectly modify geographic space. Citizenship was being built and incorporated over time, becoming an indispensable attribute to the citizen. In this context, the school was highlighted as a space for education, in addition to training for citizenship. With this, we seek to reflect how the school space contributes to forming beyond the scientific knowledge, also what are the perceptions about citizenship, as in front of the classroom and geography classes students perceive the transformations of space and place. The general objective of this research is to understand the contribution of geography teaching to the construction of citizen consciousness. The specific objectives are designed to: Identify in the Geography evidenced in the classroom assumptions that signal the formation of citizenship; Analyze how it is done inside the classroom and through the teacher's practice improvements in the students' behavior in relation to the positioning before social and daily problems inside and outside the school and; Discuss about being a citizen in space / geographical environment. To achieve the proposed objectives, the methodology used started from discussions about the concept of citizenship, geographic space, geography teaching and school space. As an instrument we used the questionnaire in order to evaluate in the students' speech the perception about citizenship and relevant themes in the national scenario. As for the results, it is concluded that the teaching of geography provides fundamental discussions to the exercise of citizenship, forming an awareness focused on the critical positioning to socio-spatial problems, thus evidencing citizens concerned with local inequalities.
Keywords: Geografia - ensino
Geografia escolar
Espaço geográfico
Cidadania
Geography - Teaching
School Geography
Geographic Space
Citizenship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10937
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS VIEIRA DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfMateus Vieira de Oliveira. TCC. Licenciatura em Geografia. 2019.660.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.