Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10945
Title: Ilhas de racionalidade: uma proposta metodológica no ensino de biologia.
Other Titles: Islands of rationality: a methodological proposal in the teaching of biology.
Islas de racionalidad: una propuesta metodológica en la enseñanza de la biología.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Alcione de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zebendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Ana Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
Keywords: Ensino de Ciências;Alfabetização Científica;Caatinga;Teaching Science;Scientific Literacy;Enseñanza de las ciencias;Alfabetización científica
Issue Date: 27-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Alcione de Lima. Ilhas de racionalidade: uma proposta metodológica no ensino de biologia. 2013. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de biologia, visto que esse ensino nos dias atuais se encontra de forma descontextualizada, onde a relações entre o universo científico e o cotidiano é pouco incentivado. Nesse sentido se faz necessário a adoção de estratégias metodológicas que permitam tais relações. As ilhas de racionalidade consistem na construção de unidades de conhecimento baseadas na interdisciplinaridade e na participação efetiva do aluno, com o objetivo de promover a alfabetização científica. Este trabalho descreve e analisa a construção de uma ilha de racionalidade sobre o tema extinção de espécies desenvolvida em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos Cuité-PB.
Abstract: This research work it is a methodology for teaching biology, since this teaching nowadays is so decontextualized, where relations between the scientific world and the everyday are little encouraged. In this sense it is necessary to adopt methodological strategies that allow such relationships. The islands consist of rationality in the construction of knowledge units based on interdisciplinary and effective participation of the student, with the goal to promote scientific literacy. This paper describes and analyzes the construction of an island of rationality on the subject animal extinction developed in a class of 1st year of High School State School of Elementary and Secondary Education Orlando Venancio dos Santos Cuité-PB.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo de investigación es una propuesta metodológica para la enseñanza de la biología, ya que esta enseñanza en la actualidad es de una forma descontextualizada, donde se fomenta poco la relación entre el universo científico y la cotidianidad. En este sentido, es necesario adoptar estrategias metodológicas que permitan tales relaciones. Las islas de racionalidad consisten en la construcción de unidades de conocimiento basadas en la interdisciplinariedad y en la participación efectiva del estudiante, con el objetivo de promover la alfabetización científica. Este trabajo describe y analiza la construcción de una isla de racionalidad sobre el tema de la extinción de especies desarrollada en una clase de 1° año de la Enseñanza Media de la Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media Orlando Venâncio dos Santos Cuité-PB.
Keywords: Ensino de Ciências
Alfabetização Científica
Caatinga
Teaching Science
Scientific Literacy
Enseñanza de las ciencias
Alfabetización científica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10945
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALCIONE DE LIMA SOARES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA CES 2013.pdfAlcione de Lima Soares - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013504.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.