Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2CATÃO, Vladimir Soares.-
dc.description.resumoAtualmente vivemos na era digital. A cada dia nos deparamos com novos artefatos tecnológicos para serem utilizadas no nosso cotidiano. As tecnologias móveis tendem a substituir os materiais impressos principalmente os livros. Na educação o objetivo principal do uso de tablets em salas de aula é possibilitar uma interatividade e colaboração entre alunos e professores, enriquecendo o sistema educacional. Nas escolas brasileiras os tablets ainda estão em fase de experimentação. Esse trabalho de abordagem qualitativa é um estudo de caso, no qual analisamos a entrada dessa nova ferramenta tecnológica - tablet – na vida dos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí, PB. Realizamos questionários com professores e alunos da 1ª série do ensino médio em três modalidades de ensino. Os resultados mostraram que embora existam dificuldades na utilização do tablet o uso deste recurso é bastante promissor no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleUm novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractNowadays, we are living in the digital era. Every day, we encounter new technological artifacts to be used in our daily lives. The mobile technologies tend to replace printed materials especially books. In education the main purpose of the use of tablets in classrooms is to enable interactivity and collaboration between students and teachers, enriching the educational system. In Brazilian schools, the use of tablets is still in experimental stage. This qualitative work is a case study, in which we analyze the admission of this new technological tool – tablets – in the lives of the students and teachers from the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí, PB. We conducted questionnaires with teacher and students of the 1st grade of the Ensino Médio in three educational models. The results showed that although there are difficulties in the use of tablets, this resource is very promising in the school context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10948-
dc.date.accessioned2020-01-14T18:07:34Z-
dc.date.available2020-01-14-
dc.date.available2020-01-14T18:07:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino inovadorpt_BR
dc.subjectDidactic resourcept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEnsino inovadorpt_BR
dc.subjectEnseñanza innovadora-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Vanessa de Macedo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA new technological resource in education: the tablet at the state school of elementary and high school Professor Lordão, Picuí - PB.pt_BR
dc.title.alternativeUn nuevo recurso tecnológico en la educación: la tableta en la Escuela Primaria y Secundaria Estadual Profesor Lordão, Picuí - PB.-
dc.identifier.citationCOSTA, Vanessa de Macedo. Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na escola estadual de ensino fundamental e médio Professor Lordão, Picuí - PB. 2013. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenActualmente vivimos en la era digital. Todos los días nos enfrentamos a nuevos artefactos tecnológicos para ser utilizados en nuestra vida diaria. Las tecnologías móviles tienden a reemplazar los materiales impresos, especialmente los libros. En educación, el principal objetivo del uso de tabletas en las aulas es permitir la interactividad y colaboración entre alumnos y profesores, enriqueciendo el sistema educativo. En las escuelas brasileñas, las tabletas aún están en fase de experimentación. Este trabajo de enfoque cualitativo es un estudio de caso, en el que analizamos la entrada de esta nueva herramienta tecnológica - tableta - en la vida de los estudiantes y profesores de la Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media Profesor Lordão, Picuí, PB. Realizamos cuestionarios con docentes y estudiantes del 1° grado de secundaria en tres modalidades de enseñanza. Los resultados mostraron que aunque existen dificultades en el uso de la tableta, el uso de este recurso es muy prometedor en el contexto escolar.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA DE MACEDO COSTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdfVanessa de Macedo Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20131.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.