Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10951
Title: Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial.
Other Titles: Early Career Geography Teachers: Views on Initial Formation.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , Micaelle Amancio da.
Keywords: Formação de professores;Formação acadêmica;Geografia - docente;Professor;Docência - início;Teacher Training;Academic Education;Geography - Teacher;Teacher;Teaching - Beginning
Issue Date: 27-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Professores de Geografia em início de carreira: olhares sobre a formação inicial. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, que se introduz na área da formação acadêmica e professores iniciantes, tem a finalidade de analisar como os professores iniciantes avaliam a formação recebida no curso de Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), considerando os desafios surgidos no início do magistério. Os professores, participantes da pesquisa, são graduandos em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras – PB, com até três anos de atuação na profissão docente. Como metodologia, optou-se por um âmbito de pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso. Porém, com intuito de apresentar resultados da forma mais clara possível, fez-se uso de indicadores quantitativos. A coleta dos dados para análise se deu a através de duas estratégias: aplicação de questionário e realização da entrevista. O questionário foi aplicado com propósito de caracterizarmos o perfil pessoal e profissional dos professores. Na entrevista semiestruturada, organizada em dois eixos de análise com base na formação acadêmica e início da docência. Os resultados da pesquisa demonstram, entre outros aspectos, a eficiência do curso nas suas disciplinas teóricas, porém, algumas disciplinas são falhas e deixam lacunas. Em relação às disciplinas práticas, algumas não trabalham a realidade da sala de aula e não possuem intervenção na escola básica. Contudo, a formação acadêmica promove aproximação dos graduandos com a escola, principalmente por intermédios de atividades desenvolvidas em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de algumas melhorias na grade curricular do curso, e na execução de suas disciplinas, beneficiando toda comunidade acadêmica atual e futura.
Abstract: The present study, which enter in the area of educational background and beginning teachers, aims to analyze how beginning teachers evaluate their training in Geography course in Centro de Formação de Professores (CFP), considering the challenges that arose at the beginning of the teaching career. The teachers participating in the research are undergraduate students in Geography Course at Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) in Cajazeiras - PB, with up to three years of experience in the teaching profession. As a methodology, the qualitative research was chosen through a case study. However, quantitative indicators were used in order to present results as clearly as possible. Data collection for analysis were occurred using two types of strategies: questionnaire application and interview. The questionnaire was applied in order to characterize the personal and professional profile of the participating teachers. The semi-structured interview was organized in two ways of analysis based on educational background and beginning of teaching career. The research results demonstrated, among other aspects, the efficiency of the theoretical subjects of the course, but some of them are flawed and leave gaps. In relation to practical classes, some of them don't work because they are not connected to a reality of a real classroom and they have not intervention in the elementary school. However, the educational background provides the proximity of the students with the school, mainly through activities developed in research, extension and teaching projects. Due to this, it is necessary the curriculum of the course improve a lot as well as some subjects to benefit all current and future academic community.
Keywords: Formação de professores
Formação acadêmica
Geografia - docente
Professor
Docência - início
Teacher Training
Academic Education
Geography - Teacher
Teacher
Teaching - Beginning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10951
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA RENATA BEZERRA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfKarla Renata Bezerra de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia. 2019.579.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.