Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, W. C. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4513982979261569pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1PAULINO, Maria do Socorro Moura.
dc.contributor.referee2ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso realiza um diagnóstico espacial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanez tomando como referência o quantitativo de estudantes por turma na relação com os espaços disponíveis na escola para as práticas de ensino e aprendizagem em Geografia. Nessa direção, foram implementados procedimentos de pesquisa para conhecer a densidade da população da escola investigada e refletir sobre a qualidade espacial das escolas de Ensino Fundamental para a aprendizagem geográfica nesta etapa da escolarização. Para refletir tal problemática foi feita uma pesquisa bibliográfica que envolveu a identificação, catalogação, leitura e discussão de uma série de referências teóricas, jurídico-legais e metodológicas que balizam a discussão. A seguir, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanês, localizada em Cajazeiras – PB. A pesquisa de campo permitiu coletar uma série de dados a partir de: a) observação, vivência e descrição do cotidiano escolar; b) Acesso, leitura e reflexão do Projeto Político Pedagógico da escola; c) Realização de entrevistas com a direção da escola e com os professores de Geografia da referida instituição. A pesquisa partiu, nesse sentido, de uma abordagem qualitativa dos dados coletados, o que permitiu identificar não apenas uma limitação, como uma subutilização do espaço da escola para o desenvolvimento das aulas, atividades de leitura na biblioteca e na sala de informática e demais atividades de ensino no pátio da escola em função do tamanho das salas na relação com a quantidade de estudantes. Tal configuração compromete a qualidade espacial (conforto térmico, sonoro, de mobilidade e de pesquisa) do trabalho escolar, dificultando a organização de práticas de ensino da Geografia, contextualizadas com as demandas contemporâneas colocadas para os saberes escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA configuração espacial das escolas como indicador de qualidade no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper performs a spatial diagnosis of the Monsenhor João Milanez State Elementary School, taking as reference the number of students per class in relation to the spaces available in the school for teaching and learning practices in Geography. In this direction, research procedures were implemented to know the population density of the school investigated and to reflect on the spatial quality of elementary schools for geographical learning in this stage of schooling. To reflect this problem, a bibliographic research was carried out that involved the identification, cataloging, reading and discussion of a series of theoretical, juridical and methodological references that guide the discussion. Next, a field research was carried out at the Monsenhor João Milanês State School of Elementary Education, located in Cajazeiras - PB. The field research allowed to collect a series of data from: a) observation, experience and description of the school daily life; b) Access, reading and reflection of the pedagogical political project of the school; c) Conducting interviews with the school's management and with the geography teachers of that institution. In this sense, the research started from a qualitative approach of the collected data, which allowed us to identify not only a limitation, but also an underutilization of the school space for the development of classes, reading activities in the library and the computer room and other activities. in the school yard as a function of the size of the classrooms in relation to the number of students. Such configuration compromises the spatial quality (thermal, sound, mobility and research comfort) of school work, making it difficult to organize geography teaching practices, contextualized with the contemporary demands placed on school knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10955
dc.date.accessioned2020-01-15T12:35:34Z
dc.date.available2020-01-15
dc.date.available2020-01-15T12:35:34Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQualidade em educaçãopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectQuality in Educationpt_BR
dc.subjectGeography - Teachingpt_BR
dc.subjectSchool Spacept_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Wagna Cristina Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe spatial configuration of schools as an indicator of quality in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Wagna Cristina Ferreira. A configuração espacial das escolas como indicador de qualidade no ensino fundamental. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNA CRISTINA FERREIRA MOURA. TCC. LICENCIARURA EM GEOGRAFIA. 2019.pdfWagna Cristina Ferreira Moura. TCC. Licenciatura em Geografia. 2019.853.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.