Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960
Title: Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.
Other Titles: Analysis and assessment of environmental approaches in PNLD science textbooks in elementary school II at a state public school in São José da Lagoa Tapada.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Douglas Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, José Cezário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MAGALHÃES, Thalita Sévia Soares de Almeida.
Keywords: Educação ambiental;Livro didático;Livros de ciências - abordagem ambiental;Environmental Education;Textbook;Science Books - Environmental Approach
Issue Date: 4-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Douglas Batista de. Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada . 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente em todo o mundo é imprescindível compreender que os programas de educação ambiental são ferramentas essenciais para se promover a sustentabilidade, conservação e preservação do planeta. A falta de consciência das pessoas com relação ao meio ambiente é notada no ambiente escolar visto que alguns métodos utilizados nas escolas não estão adequados à realidade. Na educação ambiental tem-se a perspectiva de mudanças que constroem e aprimoram o conceito de ambiente voltado para uma vida sadia e com qualidade para todos os envolvidos neste processo. O presente trabalho analisou a abordagem da temática sobre educação ambiental em uma coleção de livros didático do PNLD 2020 do 6º ao 9º do Ensino Fundamental adotada em uma escola pública estadual da cidade de São José da Lagoa Tapada/PB, concluindo que a tais obra ainda não estão em conformidade com as exigências legais e princípios da educação ambiental conforme bibliografia consultada.
Abstract: Given the environmental problems currently facing the world, it is essential to understand that environmental education programs are essential tools to promote sustainability, conservation and preservation of the planet. People's lack of awareness of the environment is noted in the school environment as some methods used in schools are not suited to reality. In environmental education there is the perspective of changes that build and improve the concept of environment focused on a healthy and quality life for all involved in this process. The present work analyzed the approach of the theme about environmental education in a collection of textbooks of PNLD 2020 from the 6th to the 9th of the Elementary School adopted in a state public school of the city of São José da Lagoa Tapada / PB, concluding that such work still they do not comply with the legal requirements and principles of environmental education as per the bibliography consulted.
Keywords: Educação ambiental
Livro didático
Livros de ciências - abordagem ambiental
Environmental Education
Textbook
Science Books - Environmental Approach
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOUGLAS BATISTA DE FREITAS. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2019.pdfDouglas Batista de Freitas. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2019.782.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.