Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2721890938674332pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1IDSALES, L. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014601030787702pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.referee2LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.description.resumoNo ensino de química, muitos professores ainda possuem uma visão muito conservadora da atividade docente, apegando-se a métodos rotineiros e padronizados, desconhecendo de fato, a prática de metodologias inovadoras de ensino através da utilização de recursos didáticos ativos. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo principal, verificar a funcionalidade de uma sequência didática como recurso metodológico para o ensino de Tabela Periódica Moderna, bem como auxiliá-los no processo de aprendizagem de Tabela Periódica Moderna. O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Ensino Fundamental Médio José Nilson Santiago, localizado na cidade de Poço Dantas – PB, interior do estado da Paraíba, a sequência didática foi dividida em três momentos, cada momento representou duas aulas de 40 minutos, e foi respectivamente composta por uma aula expositiva, um jogo lúdico e um aplicativo de celular referente ao conteúdo de Tabela Periódica Moderna. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a respeito de cada momento da sequência didática. Foi possível constatar que a aplicação da sequência didática como suporte para o ensino/aprendizado de Tabela Periódica Moderna, facilitou a aprendizagem dos discentes, despertou o interesse pelo conteúdo, e promoveu o uso de celular de forma didática em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleAplicação de sequência didática como metodologia para o ensino de química de Tabela Periódica Moderna.pt_BR
dc.date.issued2019-07-04
dc.description.abstractIn chemistry teaching, many teachers still hold a very conservative view of teaching activity, clinging to methods routine and standardized, ignoring in fact, the practice of innovative teaching methodologies through the use of active didactic resources. In this sense, the work has as main objective, to verify the functionality of a didactic sequence as a methodological resource for the teaching of Modern Periodic Table as well how to assist them in the learning process of Periodic Table. The present work performed at the State School of Secondary Education José Nilson Santiago, located in the city of Poço Dantas – PB, in the state of Paraiba, the didactic sequence was divided into three moments, each time representing two 40-minute classes, and were respectively composed of an expository class, a playful game and a cellular application related to content of Modern Periodic Table. The data were collected from the application of questionnaires regarding each moment of the didactic sequence. It was possible to verify that the application of the didactic sequence as a support for the teaching/learning of Modern Periodic Table, facilitated the learning of the students, aroused the interest for the content, and promoted the use of mobile phones in a didactic way in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10965
dc.date.accessioned2020-01-15T15:22:21Z
dc.date.available2020-01-15
dc.date.available2020-01-15T15:22:21Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectAtividade docentept_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subjectChemistry - Teachingpt_BR
dc.subjectPeriodic Tablept_BR
dc.subjectTeaching Activitypt_BR
dc.subjectInnovative Methodologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Lucas Alves da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of didactic sequence as a methodology for teaching Modern Periodic Table chemistry.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Alves da. Aplicação de sequência didática como metodologia para o ensino de química de Tabela Periódica Moderna. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS ALVES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2019.pdfLucas Alves da Silva. TCC. Licenciatura em Química. 20191.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.