Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOGUEIRA, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8922447352850881pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.nogueira-
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada “Produção e Experimentação do jogo “Quebra-Cabeça do Espaço Geográfico do Semiárido” como recurso didático no contexto escolar através da mediação”, teve por objetivo geral produzir e experimentar um jogo quebra-cabeça como recurso didático contextualizado que aborda o conceito de espaço geográfico, identificando elementos naturais e socioeconômicos do Semiárido no conceito e sua implicação do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula através da mediação. A mesma, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizado no distrito de Santa Luzia do Cariri no município de Serra Branca – PB, através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação. A partir desta pesquisa, foi possível verificar a importância dos recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo sendo estes um facilitador, envolvendo o educando (a) de forma mais próxima da temática levando-o a construção do conhecimento ao entender que esta temática faz parte de sua vida social, cultural e econômica descobrindo que o conhecimento não está longe, mas dentro de si através de suas vivências no campo. Pois, os educandos (as) se interessaram pela disciplina e pela aprendizagem, através da mediação dos recursos didáticos no caso desta pesquisa o jogo pedagógico quebra-cabeça do espaço geográfico do Semiárido, através da contextualização com o Semiárido, mostrou que o espaço de vivência é o primeiro espaço gerador de conhecimento geográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleProdução e experimentação do jogo "quebra-cabeça" do espaço geográfico do semiárido" como recurso didático no contexto escolar.pt_BR
dc.date.issued2019-12-05-
dc.description.abstractThe present research entitled “Production and Experimentation of the Puzzle game of the Semiarid Geographic Space” as a didactic resource in the school context through mediation, The general objective was to produce and try a puzzle game as a contextualized teaching resource that addresses the concept of geographic space, identifying the natural and socioeconomic elements of the semiarid in the concept and its implication in the teaching-learning process in the classroom through mediation. The study was carried out at Maria Balbina Pereira State School of Elementary and Secondary Education, located in Santa Luzia do Cariri district, Serra Branca - PB, through the assumption of qualitative research within the scope of action research. From this research, it was possible to verify the importance of the didactic resources in the teaching of Geography in the schools of the field being these a facilitator, involving the student closer to theme, leading him to the construction of knowledge by understanding that this theme is part of his social, cultural and economic life discovering that knowledge is not far, but within himself through his experiences in the field. For, the students were interested in the discipline and learning, through the mediation of the didactic resources in the case of this research the pedagogical puzzle game of the semiarid geographical space, through contextualization with the Semiarid, it showed that the experience space is the first generator space of geographic knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10967-
dc.date.accessioned2020-01-15T16:22:00Z-
dc.date.available2020-01-15-
dc.date.available2020-01-15T16:22:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectElaboração de material didáticopt_BR
dc.subjectQuebra cabeça - jogopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectPreparation of teaching materialpt_BR
dc.subjectPuzzle Gamept_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLudic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction and experimentation of the puzzle game of the semiarid geographic space as a didactic resource in the school context.pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Rosicreide Soares. Produção e experimentação do jogo "quebra-cabeça" do espaço geográfico do semiárido" como recurso didático no contexto escolar. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10967pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSICREIDE SOARES NOGUEIRA - TCC LECAMPO 2019.pdfRosicreide Soares Nogueira -TCC LECAMPO 2019.5.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.