Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000
Title: Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
Other Titles: Production and experimentation of a didactic resource contextualized in the teaching of physical geography for rural schools: the case of the representation of the Semiarid Watershed through the models.
???metadata.dc.creator???: MOTA, Antonio Carlos Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria do Socorro.
Keywords: Ensino de geografia;Escolas do campo;Educação do Campo;Bacia Hidrográfica do Semiárido;Pesquisa Ação;Maquetes - material didático;Geography teaching;Field Schools;Field Education;Action Research;Models - teaching materials
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOTA, Antonio Carlos Soares de. Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes. 2019. 121f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização dos mais variados recursos didáticos dentro do ensino de Geografia se caracteriza como sendo uma estratégia didática fundamental para a superação das dificuldades que o ensino tradicional e a descontextualização da realidade dos estudantes vem provocando ao longo do tempo, além de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos mesmos, no tocante as temáticas da Geografia, principalmente em sua vertente Física. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir e experimentar maquetes contextualizadas que abordam a Geografia Física, especificamente a bacia hidrográfica do Semiárido e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula através da mediação no contexto da Escola Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca-PB. Nesta pesquisa, percorremos os caminhos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. A apresentação das etapas desta pesquisa se deu por meio de imagens que exibiram os momentos de mediação pedagógica e de outros momentos desta pesquisa, como as construções das maquetes, as aplicações dos questionários etc, e as informações obtidas por meio das aplicações dos questionários forma sistematizadas e organizadas em quadros para melhor compreensão. Verificamos que a produção e a experimentação das maquetes construídas e aplicadas no âmbito desta pesquisa contribuíram significativamente para que os estudantes compreendessem a importância do estudo das bacias hidrográficas, sobretudo no Semiárido, e suas implicações no contexto dos mesmos. Processo todo esse, mediado e potencializado pelo uso das maquetes em sala de aula.
Abstract: The use of the most varied didactic resources in the teaching of geography is characterized as a fundamental didactic strategy to overcome the difficulties that the traditional teaching and the decontextualization of the students' reality have been causing for a long time, besides potentiating its teaching-learning process, referring to the themes of geography, especially in its physical aspect. In this sense, this research aims to produce and experiment contextualized models that address Physical Geography, specifically the Semiarid basin and its implications on the teaching-learning process in the classroom through the mediation in the context of Maria Balbina Pereira School. located in Santa Luzia do Cariri district, municipality of Serra Branca-PB. In this research, we use the assumptions of qualitative research through Action Research. The collected data were analyzed descriptively and interpretively, as they are characterized by observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships that exist in actions performed in the classroom through Action Research. The stages of this research were presented through images that showed the moments of pedagogical mediation and other moments of the research, such as the construction of models, the application of questionnaires, etc., and the information obtained through the application of systematized questionnaires organized in pictures for better understanding. We verified that the production and experimentation of the models built and applied in the scope of this research contributed significantly for the students to understand the importance of the study of the watersheds, mainly in the semiarid, and its implications in its context. This whole process, mediated and enhanced by the use of classroom mockups.
Keywords: Ensino de geografia
Escolas do campo
Educação do Campo
Bacia Hidrográfica do Semiárido
Pesquisa Ação
Maquetes - material didático
Geography teaching
Field Schools
Field Education
Action Research
Models - teaching materials
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO CARLOS SOARES DE MOTA - TCC LECAMPO 2019.pdf.pdfAntonio Carlos Soares de Mota - TCC Lecampo 20195.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.