Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11005
Title: As contribuições das TICs no ensino da Física na Educação Básica.
Other Titles: The contributions of ICTs in the teaching of Physics in Basic Education.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Yolanda Dias da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Heydson Henrique Brito da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Mirleide Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Anderson Alves de.
Keywords: Física - ensino;Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs;Simulações computacionais;Educação básica;Physics - Teaching;Information and Communication Technologies - ICTs;Computer Simulations;Basic Education
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Yolanda Dias da Silva. As contribuições das TICs no ensino da Física na Educação Básica. 2019. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: As tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, ocupando papel relevante nas transformações ocorridas na sociedade. Na área educacional, mostram-se como indispensáveis por propiciarem o desenvolvimento de atividades dinâmicas, onde o aluno é protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Quando usadas com a finalidade de informar e comunicar são denominadas de TICs. Importantes ferramentas que embora venham sendo introduzidas gradualmente na educação básica brasileira apresentam potencialidades que modificam o cotidiano das salas de aula, assim como o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições das TICs no ensino da Física na educação básica na Escola Estadual Professor Joaquim Umbelino da cidade de Bom Jesus, PB. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação, intervindo inicialmente com a pesquisa, utilizando a aplicação de questionários como instrumento de trabalho e consequentemente a ação, desenvolvendo atividades auxiliadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Os sujeitos da pesquisa são os alunos das turmas 1º, 2º e 3º séries do ensino médio regular do turno da tarde, assim como o professor que ministra aulas do componente curricular Física. A leitura e análise dos questionários subsidiou a elaboração de atividades fundamentadas no uso de simulações computacionais, a fim de trabalhar os conteúdos: Trabalho realizado por uma força (1º ano), Efeito Estufa (2º ano) e Campo Magnético (3º ano). O dinamismo da aula proporcionado pelo uso das simulações computacionais colaborou para o aumento da interação entre alunos e professor, participação efetiva dos discentes assim como uma acentuada melhoria na compreensão conceitual dos conteúdos da Física.
Abstract: Technologies are part of our daily lives, they occupying a relevant function in the transformations in society. In the education area they are indispensable for providing the development of dynamic activities, whereupon the student is protagonist in building their own knowledge. When we used them with purpose of informing and communicating are called ICTs. They are important tools that although have been gradually introduced into Brazilian basic education present potentialities that modify the daily life of the classrooms, as well as the teaching-learning process. This study aims to analyze the contributions of ICTs in the teaching of physics in basic education at the State school Professor Joaquim Umbelino from the town of Bom Jesus, PB. The methodology used it was to action-research, initially intervening with the research, using the application of questionnaires as a working instrument and consequently the action, developing activities assisted by Information and Communication Technologies. The subjects of research are the students of high school from the 1st, 2nd and 3rd grades, as well as the physics teacher from these classes. The reading and analysis of the questionnaires supported the elaboration of grounded activities in the use of computer simulations in order to work the contents: Performed by a force (1st), Greenhouse Effect (2nd), and Magnetic Field (3rd). The dynamism of the class provided by the use of computer simulations contributed to increase student-teacher interaction, effective student participation as well as a marked improvement in the conceptual understanding of the Physical contents.
Keywords: Física - ensino
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Simulações computacionais
Educação básica
Physics - Teaching
Information and Communication Technologies - ICTs
Computer Simulations
Basic Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11005
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YOLANDA DIAS DA SILVA FERNANDES. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2019.pdfYolanda Dias da Silva Fernandes. TCC. Licenciatura em Física. 2019.2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.