Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. C. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9497201991895414pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.contributor.referee2SILVA, Ramsés Nunes e.-
dc.contributor.referee3CURY, Cláudia Engler.-
dc.contributor.referee4SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.-
dc.description.resumoO tema desta dissertação versa sobre “As práticas disciplinares do(s) corpo(s) na educação”, tendo como objetivo geral discutir as práticas educativas do Colégio Maria Dulce Barbosa, em Queimadas - PB, durante os anos de 1965 a 1985, problematizando os exercícios de disciplinarização e policiamento dos corpos. Foram construídos três objetivos específicos com o intuito de, juntos, articularem-se ao objetivo geral na produção dissertativa. São eles: 1) Discutir as fichas de condutas e médicas de alunos e professores, bem como os diários escolares do Colégio Maria Dulce Barbosa, como práticas educativas de normalidade sócio-moral e de policiamento da saúde do corpo e da mente; 2) Refletir acerca das narrativas memoriais na educação do Colégio Maria Dulce Barbosa, tendo em vista o controle e a disciplina do corpo das meninas, problematizando a valorização e a preservação da honra; 3) Analisar as fotografias e discutir as narrativas sobre as comemorações cívicas como uma prática educativa de publicização do controle e disciplina dos corpos. Trabalho com a análise de atestados médicos e atestados de condutas, fichas médicas, diários escolares, fotografias e as falas de homens e mulheres que tiveram seus corpos e suas vidas marcados pelas práticas educativas de Maria Dulce Barbosa em sua instituição de ensino. Esta pesquisa está ancorada nas contribuições teóricas da Nova História Cultural, mediante o diálogo com autores como Michel Foucault (2015); Guacira Lopes Louro (2000); Silvana Vilodre Goellner (2013); Jorge Larrosa (1994), Sueann Caulfield (2000); Boris Kossoy (2000), entre outros. Contribuições estas que, operacionalizadas com as fontes desta pesquisa, apontaram para as diferentes maneiras pelas quais Maria Dulce Barbosa empreendia suas práticas educativas em seu estabelecimento de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleDesenhando corpos, lapidando mentes: educação e práticas educativas de disciplinarização no Colégio Maria Dulce Barbosa em Queimadas-PB (1965-1985).pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is "The disciplinary practices of the body (s) in education", with the general aim of discussing the educational practices of the Maria Dulce Barbosa College, in Queimadas - PB, during the years 1965 to 1985, problematizing the exercises of disciplining and policing bodies. Three specific objectives were built in order to articulate with the general objective in the dissertation production. They are: 1) To discuss the records of the conduct and medical of students and teachers, as well as the school diaries of the Maria Dulce Barbosa College as educational practices of normal moral and social policing of the health of body and mind; 2) Reflect on the memory narratives in the education of the Maria Dulce Barbosa College, in view of the control and discipline of the girls' body, problematizing the valorization and preservation of honor; 3) Analyze the photographs and discuss the narratives about civic celebrations as an educational practice of publicizing the control and discipline of bodies. I work with the analysis of medical certificates and certificates of conduct, medical records, school diaries, photographs and the speeches of men and women who had their bodies and their lives marked by the educational practices of Maria Dulce Barbosa in their educational institution. This research is anchored in the theoretical contributions of the New Cultural History through dialogue with authors such as Michel Foucault (2015); Guacira Lopes Louro (2000); Silvana Vilodre Goellner (2013); Jorge Larrosa (1994), Sueann Caulfield (2000); Boris Kossoy (2000), among others. Contributions that operationalized with the sources of this research pointed to the different ways in which Maria Dulce Barbosa undertook her educational practices in her school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1100-
dc.date.accessioned2018-07-04T17:56:50Z-
dc.date.available2018-07-04-
dc.date.available2018-07-04T17:56:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectCorpos - Práticas Disciplinares - Educaçãopt_BR
dc.subjectDisciplinarizaçãopt_BR
dc.subjectEducational Practices-
dc.subjectBody-
dc.subjectDisciplinarization-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ana Cláudia Feliciano da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSILVA, A. C. F. da. Desenhando corpos, lapidando mentes: educação e práticas educativas de disciplinarização no Colégio Maria Dulce Barbosa em Queimadas-PB (1965-1985). 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1100pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CLÁUDIA FELICIANO DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2018.pdfAna Cláudia Feliciano da Silva - Dissertação PPGH CH 20182.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.