Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11014
Title: Construção de práticas lúdicas voltadas ao ensino de zoologia.
Other Titles: Construction of playful practices aimed at the teaching of zoology.
Construcción de prácticas recreativas dirigidas a la enseñanza de la zoología.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Maria das Vitórias dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CHAVES, Márcio Frazão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER NETO, Lauro Pires.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Izayana Pereira.
Keywords: Zoologia;Lúdico;Aprendizagem;Zoology;Playful;Learning;Juguetón;Aprendizaje
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Maria das Vitórias dos Santos. Construção de práticas lúdicas voltadas ao ensino de zoologia. 2012. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Biologia permite refletir inúmeras modificações. Como tal, a Zoologia torna-se um instrumento ideal neste processo para os níveis básico fundamental e médio da educação formal. Deste modo, os conteúdos e os procedimentos das aulas devem ser reorganizados, ajustando-os ao contexto evolutivo. Em linhas gerais, este trabalho teve por objetivo relatar a experiência de construção de práticas lúdicas que poderão ser utilizadas como auxílio do processo de construção de conhecimento do ensino de zoologia, bem como construir um acervo de atividades práticas que poderão auxiliar futuros professores no trabalho com temas voltados a zoologia, em turmas do ensino fundamental. Para a concretização deste trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica em busca de artigos que tratassem de modelos didático-pedagógicos, jogos pedagógicos, trabalhos com tirinhas, histórias em quadrinhos, uso da música como instrumento da aprendizagem, para o ensino de ciências que pudessem ser aprimorados para realizações de atividades práticas. Durante as aplicações das modalidades de aulas práticas desenvolvidas com o conteúdo da zoologia foi verificado um grande interesse e ativa participação dos alunos nas turmas trabalhadas. Visto que tal interesse foi manifestado através da atenção na leitura, nos questionamentos constantes, resoluções de exercícios. Onde pode ser notado que o lúdico desperta a imaginação, a sensibilidade, a sociabilidade e o senso critico dos estudantes, sendo um modo divertido para motiva-los a estudar. Através deste também foi possível compreender que a dinâmica de atividades lúdicas no ensino de ciências é um ótimo instrumento que proporciona ao estudante uma maneira bastante intensa de aperfeiçoar a aprendizagem. Porém esse não é um método que substitui as atividades contingentes dentro de sala de aula, servindo, apenas, como apoio ao Ensino de Ciências.
Abstract: The teaching of biology enables reflect numerous modifications. As such, Zoology becomes an ideal instrument for this process the basic elementary and secondary levels of formal education. Thus, the contents and procedures of the classes should be reorganized, adjusting them to the changing needs. In general, this study aimed to report the experience of building practices playful that could be used as an aid in the process of building knowledge of teaching zoology, as well as build a collection of practical activities that may assist future teachers in working with issues facing the zoology classes in elementary school. The achievement of this work was performed a literature search of articles that dealt models didactic-pedagogic, educational games, work with comics, comic books, using music as an instrument of learning, for teaching science that could be improved achievements to practical activities. During the application of the methods of teaching practices developed with the content of zoology has been strong interest and active participation of students in class worked. Since this interest was manifested by attention in reading, in constant questioning, exercise resolutions. Where may be noted that the recreational fires the imagination, sensitivity, sociability and critical sense of the students, and a fun way to motivate them to study. Through this it was also possible to understand the dynamics of play activities in science education is a great tool that provides the student with a very intense way to improve learning. But this is not a method that replaces the contingent activities within the classroom, serving only as support for science education.
???metadata.dc.description.resumen???: La enseñanza de la Biología permite reflexionar sobre numerosos cambios. De esta forma, la Zoología se convierte en un instrumento ideal en este proceso para los niveles básico, elemental y medio de la educación formal. De esta forma, se deben reorganizar los contenidos y procedimientos de las clases, ajustándolos al contexto evolutivo. En términos generales, este trabajo tuvo como objetivo relatar la experiencia de construcción de prácticas lúdicas que puedan ser utilizadas como ayuda en el proceso de construcción del conocimiento en la enseñanza de la zoología, así como construir un conjunto de actividades prácticas que puedan auxiliar a los futuros docentes en el trabajo con temas relacionados con la zoología, en las clases de primaria. Para la realización de este trabajo se realizó una investigación bibliográfica en busca de artículos que trataran sobre modelos didáctico-pedagógicos, juegos pedagógicos, trabajos con tiras cómicas, historietas, uso de la música como instrumento de aprendizaje, para la enseñanza de las ciencias que se pudieran mejorar. .para la realización de actividades prácticas. Durante la aplicación de las modalidades de clases prácticas desarrolladas con el contenido de zoología, hubo un gran interés y participación activa de los estudiantes en las clases trabajadas. Ya que dicho interés se manifestaba a través de la atención a la lectura, el cuestionamiento constante, el ejercicio de resoluciones. Donde se puede señalar que la lúdica despierta la imaginación, la sensibilidad, la sociabilidad y el sentido crítico de los estudiantes, siendo una forma divertida de motivarlos a estudiar. A través de esto también se pudo comprender que la dinámica de actividades lúdicas en la enseñanza de las ciencias es un gran instrumento que brinda al estudiante una vía muy intensa para mejorar el aprendizaje. Sin embargo, este no es un método que sustituya las actividades contingentes dentro del aula, sirviendo únicamente como apoyo a la Enseñanza de las Ciencias.
Keywords: Zoologia
Lúdico
Aprendizagem
Zoology
Playful
Learning
Juguetón
Aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Zoologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11014
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS VITÓRIAS DOS SANTOS OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2012.pdfMaria das Vitórias dos Santos Oliveira - TCC bacharelado em Ciências Biológicas CES 20123.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.