Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11020
Title: Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
Other Titles: School inclusion of children with special educational needs in a public school in the city of Cuité - PB.
Inclusión escolar de niños con necesidades educativas especiales en una escuela pública de la ciudad de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Janaina Alves de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: XAVIER NETO, Lauro Pires.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SODRÉ NETO, Luis.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Flávia Carolina Lins da.
Keywords: Escola Pública;Inclusão Escolar;Educação Especial;Public School;School Inclusion;Special Education;Escuela Pública;Educación Especial
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Janaina Alves de Souza. Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB. 2012. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a qualidade do ensino e o preparo da escola e dos profissionais para a inclusão de crianças portadoras de necessidade educativas especiais na Escola Estadual André Vidal de Negreiros Cuité-PB. Como metodologia, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo com a utilização de nove questionários direcionados aos professores, também foram realizadas observações das aulas e análises da estrutura física da escola. Concluímos que, a inclusão escolar não é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, neste caso a falta de professores capacitados e de estrutura física adequada para receber os alunos portadores de deficiências. A integração das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais no ensino regular é benéfica, tanto para o portador de deficiência, quanto para o aluno dito normal, quando existem profissionais capacitados e uma estrutura física adequada para incluí-los no ensino regular.
Abstract: The reason that supports the struggle for inclusion as a new perspective for people with disabilities is undoubtedly the quality of teaching in public and private schools, so that they become able to meet the needs of each of its students, and according to their specificities, without falling into the webs of special education and the practical exclusion. Thus, the aim of this study was to analyze the quality of teaching and the preparation of the school and the professionals for the inclusion of children with special educational needs in the State School André Vidal de Negreiros Cuité - PB. As methodology, we conducted a literature search and field conditions using nine questionnaires addressed to teachers, was also observed classes and analysis of the physical structure of the school. We conclude that inclusive education is not a quick process, automatic, yes it is a challenge to be faced due to various reasons, in this case the lack of trained teachers and adequate physical infrastructure to receive students with disabilities. The integration of people with special educational needs in mainstream education is beneficial, both for the disabled, and for the student called normal when there are trained professionals and adequate physical infrastructure to include them in mainstream education.
???metadata.dc.description.resumen???: La razón que sustenta la lucha por la inclusión como una nueva perspectiva para las personas con discapacidad es, sin duda, la calidad de la educación en las escuelas públicas y privadas, para que sean capaces de responder a las necesidades de cada uno de sus alumnos, de acuerdo a sus especificidades, sin caer en las redes de la educación especial y sus modalidades de exclusión. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo fue analizar la calidad de la enseñanza y la preparación de la escuela y los profesionales para la inclusión de niños con necesidades educativas especiales en la Escuela Estatal André Vidal de Negreiros Cuité-PB. Como metodología se realizó una investigación bibliográfica y de campo utilizando nueve cuestionarios dirigidos a los docentes, también se realizaron observaciones de las clases y análisis de la estructura física de la escuela. Concluimos que la inclusión escolar no es un proceso rápido y automático, es un desafío a ser enfrentado por varias razones, en este caso la falta de docentes capacitados y de estructura física adecuada para recibir a los estudiantes con discapacidad. La integración de las personas con necesidades educativas especiales en la educación regular es beneficiosa, tanto para la persona con discapacidad como para el llamado estudiante normal, cuando se cuenta con profesionales capacitados y una estructura física adecuada para incluirlos en la educación regular.
Keywords: Escola Pública
Inclusão Escolar
Educação Especial
Public School
School Inclusion
Special Education
Escuela Pública
Educación Especial
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11020
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAINA ALVES DE SOUZA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2012.pdfJanaina Alves de Souza Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20121.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.