Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAES FILHO, C. A. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1715325667975464pt_BR
dc.contributor.advisor1GARCIA, Francilene Procópio.-
dc.contributor.advisor1IDGARCIA, F. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2911843555711554pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Antonio Mauro B. de.-
dc.description.resumoAs empresas atualmente deparam-se com um novo desafio - a integração de seus processos internos e externos através da Internet, visando à união com parceiros e/ou clientes. Isto resulta na chamada Personalização Plena em sistemas de e-Business. Neste trabalho, é conduzida uma investigação das condutas de personalização e seus impactos sobre o negócio numa empresa, identificando-se abordagens e opções de implementação, organizando-se categorias, levantando-se problemas a serem superados, e, finalmente, apontando-se opções para a construção de uma base de conhecimento de apoio aos negócios da empresa. Em virtude do alto grau de complexidade deste cenário, optou-se por construir um SAD - Sistema de Apoio à Decisão, através do desenvolvimento de uma ferramenta - Person_DSS - baseada na aplicação da técnica Escore para apoiar o tomador de decisão na seleção da melhor conduta de Personalização Plena numa empresa. O objetivo dessa aplicação é fornecer recomendações genéricas sobre o uso de técnicas de personalização e, de maneira orientada, formular considerações específicas através de um ranking ordenado das tecnologias que permitam às empresas traçarem um plano de aplicação da personalização ao negócio. Para fins de validação da ferramenta, um estudo de caso foi efetuado junto a uma empresa real do ramo de distribuição de alimentos, localizada em Natal-RN, no período de abril a junho de 2001 cujo estudo de caso e seus resultados são apresentados e comentados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titlePersonalização plena em sistemas de e-business: uma abordagem de tomada de decisão.pt_BR
dc.date.issued2002-04-01-
dc.description.abstractBusinesses actually face a new challenge - the integration of their internal and external processes via the Internet with a view to a union with partners and/or clients. This results in the so-called full personalization in e-Business systems. In this study, an investigation of the personalization conducts and their impact on the business of a company will be addressed by identifying approaches and implementation options, organizing categories, raising problems to be overcome and, finally, defining alternatives for the construction of the knowledge base to support the company business. In virtue of the high degree of complexity of this scenario it was decided to build a DSS – Decision Support System, via the development of a tool - Person DSS - based on the scoring technique to support the decision maker in the selection of the best personalization conduct. The objective of this application is to provide generic recommendations about the use of personalization techniques and in a guided way to formulate specific considerations via an ordered ranking of the technologies that allow the companies to perform an application plan of the personalization to the business in order to validate the tool. A case study was carried out in the food distribution business, located in Natal - RN, during the period from April to June 2001 - the case study and its results are presented and discussed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11025-
dc.date.accessioned2020-01-17T17:06:08Z-
dc.date.available2020-01-17-
dc.date.available2020-01-17T17:06:08Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectComércio Eletrônicopt_BR
dc.subjectSistemas de Apoio a Decisãopt_BR
dc.subjectSistemas de Informaçãopt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.subjectE-Commercept_BR
dc.subjectDecision Support Systemspt_BR
dc.subjectInformation Systemspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAES FILHO, Carlos Alberto Odorico de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFull customization on E-Business systems: a decision making approach.pt_BR
dc.identifier.citationMORAES FILHO, C. A. O. de. Personalização plena em sistemas de e-business: uma abordagem de tomada de decisão. 2002. 135 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11025pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS ALBERTO ODORICO DE MORAES FILHO – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2002..pdfCarlos Alberto Odorico de Moraes Filho - Dissertação (PPGCC) 2002.1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.