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Title: Corpo virtual: uma aplicação de rede distribuída usando vinculação biométrica para implementação de sistemas antifurtos de bens eletrônicos.
Other Titles: Virtual body: a distributed network application using biometric linking to implement antitheft systems for electronic goods.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Raimundo Cláudio Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELCHER, Elmar Uwe Kurt.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Issue Date: 13-Dec-2002
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Raimundo Cláudio Souza. Corpo virtual: uma aplicação de rede distribuída usando vinculação biométrica para implementação de sistemas antifurtos de bens eletrônicos. 161 f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: Corpo Virtual e a denominação escolhida para nomear sistemas que vinculem, de forma personalizada, objetos tecnológicos a seus legítimos proprietários. A base conceitual da arquitetura desses sistemas e desenvolvida a partir de analogias com os mecanismos e interações observáveis em organismos vivos, os quais garantem a manutenção da vida de membros e órgãos ligados a um corpo e impedem ou dificultam a utilização desses membros e órgãos em outros corpos. Neste trabalho, além de ser desenvolvida a base conceitual sobre a qual se estabelece a arquitetura denominada Corpo Virtual, são detalhados os elementos de sua estrutura. Para tal, um modelo sistêmico e apresentado, o qual tem por finalidade a implementação de sistemas interativos a partir do conjunto dos bens eletrônicos de um individuo, de tal sorte que as unidades subtraídas do sistema de forma não autorizada tenham sua utilização impossibilitada a estranhos. Por definição, e indispensável que os bens eletrônicos que se constituem em unidades do referido sistema possuam recursos de controle e interatividade em ambiente de rede, quer por mídia cabeada, quer por mídia sem fio. Alias, a aplicabilidade pratica deste tema e sua pertinência serão demonstradas com base na constatação de que no cenário tecnológico atual já há indicação da expansão de tais recursos entre os diversos produtos eletro-eletrônicos, os quais abrangem um universo cada vez mais amplo de bens aplicáveis ao cotidiano humano. As plataformas de Personal Area Network (PAN) terão nesta obra, também, um espaço dedicado a sua abordagem, uma vez que elas formam a base das implementações práticas do modelo teórico em proposição. Assim, até ao fim deste trabalho, teremos a descrição detalhada de uma implementação representativa do Corpo Virtual baseada no modelo teórico apresentado e fundamentada nas plataformas de PAN. Nesta implementação a tecnologia JINI e empregada no desenvolvimento dos módulos que pelo modelo OSI correspondem a camada de Aplicação, enquanto que os módulos correspondentes a camada Física e de Enlace e, portanto, responsáveis pela conectividade entre as unidades de comunicação do sistema, são baseados no padrão 802.11b; por isso, essas tecnologias e padrões terão, também, sua abordagem garantida em tópicos específicos.
Abstract: Virtual body is the title chosen to denominate systems that bind, in a personalized way, technological objects to their legitimate owners. The conceptual basis of the architecture this systems is developed from analogies with the mechanisms, and interactions observed in living organisms, which guarantee the maintenance of life of members of a body and they are used to hinder or to render difficult the use of these members in other bodies. In this work, the, author develops the conceptual basis on which the architecture denominated Virtual Body is established and details the elements of its structure. For such, a systemic model is shown, which has as its purpose the implementation of interactive systems from the set of electronic goods of an individual, so units taken off from the system without authorization are disabled. From this definition, i t is necessary that the electronic goods that make up the system units have control and interactivity capabilities in a network environment, be it through cabled media, or through wireless media. The practical applicability of this subject and its relevancy will be demonstrated from the observation that in the current technological scene there are indications of the expansion of such resources among diverse electric-electronic products, enclosing an increasing variety of applicable goods. The Personal Area Network (PAN) platforms will also have a space dedicated in this work, as they form the practical implementation basis of the theoretical model being proposed. We will have the detailed description of a representative implementation of a Virtual Body from the theoretical model presented and based on a PAN platform. In this implementation the JINI technology is used in the development of the modules that by the OS1 model correspond to the Application layer, while the modules corresponding to the Physical and Link layers and, therefore, responsible by connectivity of the system's communication units, are based on the standard 802.11b; thereby, these technologies and standards will also be treated in specific topics this work.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11079
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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