Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11115
Title: Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
Other Titles: An analysis of experimental practices in teaching Physics in the context of scientific literacy.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Magna Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Mirleide Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Anderson Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Heydson Henrique Brito da.
Keywords: Física ensino;Alfabetização científica;Prática experimental;Experiências;Physics Teaching;Scientific Literacy;Experimental Practice;Experiences
Issue Date: 10-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Magna Abrantes de. Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos muito se tem debatido sobre a natureza e o propósito dos trabalhos realizados nos laboratórios didáticos. As aulas práticas experimentais quando são utilizadas somente para reali zar demonstrações de fenômenos ou para confirmar teorias através da obtenção de dados, acabam não alcançando o efeito desejado. Desta forma, os alunos não são ensinados a pensar e as suas ideias não são consideradas. Neste cenário, a experimentação investi gativa apresenta se como alternativa que visa potencializar o processo de aprendizagem nas aulas práticas, uma vez que desenvolve nos alunos a Alfabetização Científica, ou seja, a capacidade de resolver problemas, por meio de levantamento e teste de hipóte ses. Para tanto, é necessário permitir que os discentes realizem e avaliem suas próprias investigações, dando lhes autonomia. Por esse motivo é que alguns profissionais utilizam as aulas experimentais para demonstrar, de forma significativa, a relevância d essa ferramenta para a construção do conhecimento científico, evidenciando a importância de relacionar teoria e prática, a fim de desenvolver habilidades de investigação científica. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar o grau de liberdade que as aulas práticas experimentais desenvolvidas na Educação Básica podem proporcionar aos alunos, no sentido de potencializar a construção do conhecimento no Ensino de Física. Tal investigação foi realizada por meio da aplicação de um q uestionário aberto e da observação sistemática em uma turma do 3º Ano “D”, da Escola Cidadã Integral Estadual do Ensino Fundamental e Médio Mestre Júlio Sarmento, situada na cidade de Sousa/PB, nos meses de setembro a outubro de 2019. Os resultados desta p esquisa indicaram que as práticas experimentais observadas limitaram se à manipulação de materiais e comprovação de leis e conceitos físicos, não contribuindo para inserção do aluno no processo de Alfabetização Científica. Esperamos que este Trabalho de Co nclusão de Curso possa trazer benefícios para os docentes e discentes, estimulando uma reflexão sobre práticas experimentais realizadas no Ensino de Física.
Abstract: It has been debated about the nature and purpose of the work performed in the didactic laboratories in the last years. When experimental practical classes are used only for demonstration of phenomenon or for confirming theories through obtaining data, do not achieve the desired effect. This way, students hasn’t taught to think and their ideas are not considered. In this scenario, investigative experimentation is presented as an alternative that aims to enhance the learning process in practical cla sses, developing in students the Scientific Literacy and the ability to solve problems by raising and testing hypotheses. Therefore, it is necessary to allow students to realize and evaluate their own investigations, giving them autonomy. For this reason, some professionals use the experimental classes to demonstrate, the relevance of this tool for the construction of scientific knowledge, evidencing the importance of relating theory and practice in order to develop scientific research skills. Thus, the pre sent article objectives to investigate the degree of freedom that experimental practical classes developed in Basic Education can provide students, in order to enhance the construction of knowledge in Physics Teaching. This investigation was realized throu gh the application of questionnaire and systematic observation in a class of the 3rd of High school in the Integral School of Elementary and High school Júlio Sarmento, located in the town of Sousa / PB, from September to October in 2019. The results of re search indicated that the experimental practices observed were limited to the manipulation of materials and proof of laws and physical concepts, that not contributing to the insertion of the student in the process of Scientific Literacy. We hope that this Course Conclusion article can bring benefits to teachers and students, stimulating a reflection on experimental practices performed in Physics Teaching.
Keywords: Física ensino
Alfabetização científica
Prática experimental
Experiências
Physics Teaching
Scientific Literacy
Experimental Practice
Experiences
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11115
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAGNA ABRANTES DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2019.pdfMagna Abrantes de Oliveira. TCC. Licenciatura em Física. 2019.3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.