Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117
Title: Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
Other Titles: Investigation of the advantages of using ICTs in teaching geometrical optics.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Jéssica de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Heydson Henrique Brito da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA , Jaene Guimarães.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Andesron Alves de.
Keywords: Física - ensino;Óptica geométrica;Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs;Educação;Physics - Teaching;Geometric Optics;Information and Communication Technologies - ICTs;Education
Issue Date: 10-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VEIRA, Jéssica de Araújo. Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: As TICs, sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, se referem a um agru-pamento de recursos tecnológicos usados para reunir, distribuir e compartilhar informa-ções de uma forma adaptada e com um objetivo comum, possibilitando a automação e/ou a comunicação de diversos tipos de procedimentos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e em várias outras áreas. Nos dias atuais é ne-cessário que a Educação acompanhe as transformações tecnológicas, que inove e se reinvente nas questões metodológicas num processo contínuo. No Ensino de Física, em particular, são múltiplas as vantagens que as TICs podem proporcionar à relação didá-tico-pedagógica. Trata-se de instrumentos pedagógicos poderosos e que apresentam condições de promover a aprendizagem tanto de um ponto de vista quantitativo, se le-varmos em consideração a dimensão da melhoria da aprendizagem fazendo o uso des-ses recursos, como do ponto de vista qualitativo, tendo em vista a compreensão e inter-pretação das novas tendências no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva localizada na cidade Carrapateira/PB, com a proposição de se trabalhar o Ensino de Óp-tica Geométrica, comumente oferecida em turmas da 2ª série do ensino médio, utilizando as TICs como ferramentas do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pes-quisa-ação, isto é, em um primeiro momento foi aplicado um questionário semiestrutu-rado aos/as alunos/as a fim de saber se seus/ua professores/as de Física fizeram ou se fazem o uso das TICs nas aulas, e em um segundo momento, houve exposição de aulas baseadas no uso das TICs. Contudo, os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente sob a luz da literatura pertinente, através de pesquisa bibliográfica. Com as análises dos questionários, foi possível representar as opiniões dos/as alunos/as de forma coerente e significativa em relação à investigação se os/as professores/as fizeram ou fazem o uso das TICs, a aprendizagem que obtiveram durante as aulas e as vantagens do uso das TICs no Ensino de Óptica Geométrica.
Abstract: ICTs, acronym for Information and Communication Technologies, refers to a grouping of technological resources used to gather, distribute and share information in an adapted manner and with a common goal, enabling automation and/or communication of various types of procedures existing in business, teaching and scientific research, banking and many other areas. Nowadays, Education needs to follow technological transformations to innovate and reinvent itself in methodological issues continuously. In Physics teaching, in particular, there are multiple advantages that ICTs can provide to the didactic-pedagogical relation. This is because they can be powerful pedagogical instruments that are able to promote learning both from a quantitative point of view, if we take into account the dimen-sion of improving learning by using these resources, as well as from a qualitative point of view, understanding and interpreting new trends in the teaching-learning process. This research was developed at the Joel Pereira da Silva State High School located in Carrap-ateira/PB city, with the proposition of teaching Geometric Optics, commonly offered in classes of the 2nd grade of high school, using ICTs as teaching-learning process tools. This is an action research, so at first, a semi-structured questionnaire was applied to stu-dents in order to know if their Physics teachers did or use ICTs in classes, and in a second moment, there was exposure of classes based on the use of ICTs. Regarding the data, it was analyzed quantitatively and qualitatively in the light of relevant literature, through bib-liographic research. With the analysis of the questionnaires, it was possible to represent the students' opinions in a coherent and meaningful way regarding the investigation if the teachers did or use the ICTs, how much they learned during the classes and the ad-vantages of using ICTs in Geometric Optics Teaching.
Keywords: Física - ensino
Óptica geométrica
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Educação
Physics - Teaching
Geometric Optics
Information and Communication Technologies - ICTs
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA DE ARAÚJO VIEIRA. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2019.pdfJéssica de Araújo Vieira. TCC. Licenciatura em Física. 2019.1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.