Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONCALVES, M. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9132246350508709pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, K. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194297219413716pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Lays Regina Batista de Macena Martins dos.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema o sexismo nas relações de gênero no ambiente escolar e discorre sobre como as relações de gênero se constituem no ambiente escolar mediante o desenvolvimento de uma educação sexista. Tendo como objetivo geral: compreender de que forma a educação sexista se constitui nas relações de gênero no ambiente escolar. E como específicos: 1) Analisar as relações entre meninas e meninos no ambiente escolar; 2) Investigar como e de que forma a educação sexista está presente no ambiente escolar; 3) Identificar quais fatores substanciam o sexismo. Discutindo através do referencial teórico a conceitualização da palavra gênero e os estudos desenvolvidos sobre esta temática, trazendo também, um breve percurso histórico sobre as discussões sobre gênero e relações de gênero na educação, assim como, sua inclusão e o esforço para retirá-los dos documentos oficiais que regem e normatizam a educação nacional. O percurso metodológico teve como método de investigação a abordagem qualitativa e o procedimento técnico utilizado foi à etnografia, e se deu utilizando como instrumentos de coleta de dados: diário de campo e entrevista semiestrutura e como técnica a observação. O estudo de campo foi realizado em uma escola de nível fundamental localizada na cidade de Lavras da Mangabeira – CE, na turma do 1º ano “A” do turno da tarde, que contava com um total de 23 (vinte e três) discentes, sendo 13 (treze) meninas e 10 (dez) meninos. O trabalho conclui que as experiências tidas no ambiente familiar, escolar e no meio social contribuem para reprodução de padrões de comportamentos definidas para meninas e meninos, que foram transmitidos através da cultura ao longo da história, culminando assim, na naturalização destes moldes. Tais modelos permanecem até os dias atuais constituídos em nossa cultura e são disseminados cotidianamente. Sendo reproduzidos e retroalimentados de forma natural e silenciosa na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO sexismo nas relações de gênero no ambiente escolar.pt_BR
dc.date.issued2019-11-20-
dc.description.abstractThis research focuses on sexism in gender relations in the school environment and discusses how gender relations are constituted in the school environment through the development of sexist education.With the general objective: to understand how sexist education is constituted in gender relations in the school environment. And as specific: 1) Analyze the relationships between girls and boys in the school environment; 2) Investigate how and how sexist education is present in the school environment; 3) Identify which factors substantiate sexism. Discussing through the theoretical framework the conceptualization of the word gender and the studies developed on this theme, also bringing a brief historical background on discussions about gender and gender relations in education, as well as their inclusion and the effort to remove them from official documents governing and standardizing national education. The methodological approach had as a research method the qualitative approach and the technical procedure used was ethnography, and it was used as data collection instruments: field diary and semi-structured interview and as a technique the observation. The field study was carried out at an elementary school located in Lavras da Mangabeira - CE, in the class of the first year “A” of the afternoon shift, which had a total of 23 (twenty three) students. 13 (thirteen) girls and 10 (ten) boys. The paper concludes that the experiences in the family, school and social environment contribute to the reproduction of defined behavior patterns for girls and boys, which were transmitted through culture throughout history, thus culminating in the naturalization of these patterns. Such models remain to the present day constituted in our culture and are disseminated daily. Being reproduced and fed back naturally and quietly at school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11141-
dc.date.accessioned2020-01-23T10:56:23Z-
dc.date.available2020-01-23-
dc.date.available2020-01-23T10:56:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação sexistapt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectEscola - relação meninos e meninaspt_BR
dc.subjectSexist Educationpt_BR
dc.subjectSexismpt_BR
dc.subjectGender Relationspt_BR
dc.subjectSchool - Boys and Girls Relationshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Maria Dayanny.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSexism in gender relations in the school environment.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maria Dayanny. O sexismo nas relações de gênero no ambiente escolar. 2019. 82f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAYANNY GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfMaria Dayanny Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 2019.1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.