Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11150
Title: Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: o aprender brincando em uma Creche Municipal de São José de Piranhas - PB.
Other Titles: oys and games in early childhood education: learning while playing in a Municipal Nursery in São José de Piranhas - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria de Fátima Avelino da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Lays Regina Batista de Macena Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACHADO, Viviane Guidotti.
Keywords: Educação infantil;Brinquedos;Brincadeiras;Infância;Criança;Child Education;Toys;Jokes;Childhood;Kid
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria de Fátima Avelino da. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: o aprender brincando em uma Creche de São José de Piranhas - PB. 2019. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata da importância do brincar na Educação Infantil e de que forma as brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento das crianças. Para tanto, faz-se uma breve contextualização de infância e da Educação Infantil como primeira etapa da educação Básica, e também dos brinquedos e brincadeiras no meio infantil. O brincar se faz necessário na vida da criança, pois possibilita desenvolvimento social, cognitivo, intelectual e motor, além de potencializar habilidades que auxiliam na construção do seu próprio saber. As brincadeiras e os brinquedos são bem presentes na rotina das crianças, fazendo com que as atividades que utilizam esse método se tornem cada vez mais presentes na turma. A pesquisa realizada buscou observar uma turma de pré-escola e analisar a partir de uma entrevista semiestruturada como os brinquedos e brincadeiras estão presentes em uma Creche no município de São José de Piranhas – PB. A pesquisa é de natureza qualitativa e se deu com a observação de cerca de 6 (seis) encontros na creche, além de entrevista com perguntas abertas feitas a uma professora regente da Educação Infantil.
Abstract: This paper discusses the importance of playing in early childhood education and how it can contribute to children's development. Therefore, a brief contextualization of childhood and early childhood education is made as to the first stage of basic education, as well as toys and games in the childhood environment. Playing is necessary for the child's life, as it enables social, cognitive, intellectual and motor development, as well as enhancing skills that help in the construction of their knowledge. In this sense, games and toys are very present in the routine of children, making the activities that use this method increasingly present in classes. The research aimed to observe a preschool class and analyze from a semi-structured interview how toys and games are present in a nursery school in São José de Piranhas - PB. The research is qualitative and took place with the observation of classes in a nursery school during 6 (six) meetings, as well as an interview with open questions to a preschool teacher.
Keywords: Educação infantil
Brinquedos
Brincadeiras
Infância
Criança
Child Education
Toys
Jokes
Childhood
Kid
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11150
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA AVELINO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfMaria de Fátima Avelino da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2019.684.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.