Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMOS, A. G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360104374260575pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, K. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194297219413716pt_BR
dc.contributor.referee1LUNA, Edilvan Moraes-
dc.contributor.referee2SANTOS, Lays Regina Batista de Macena Martins dos.-
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre o modo como os documentos e materiais pedagógicos implementam a Lei Nº 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. O objetivo geral da pesquisa é compreender de que modo os documentos e materiais pedagógicos lidam com a questão da diversidade racial. Os objetivos específicos são: 1) Analisar se o ensino contempla questões referentes à diversidade racial; 2) identificar de que modo a história e cultura afro-brasileira e africana, bem como o negro, estão inseridos no livro didático; 3) verificar, a partir dos planos de aula, se as práticas pedagógicas implementadas contribuem para a educação antirracista. No referencial teórico, a pesquisa aborda, inicialmente, o processo de escravização de africanos e afrodescendentes no Brasil, apresentando as consequências desse regime no pós-abolição e, mais especificamente, no contexto educacional, aprofundando-se nas reflexões acerca da implementação da Lei N° 10.639/03 no currículo escolar, bem como na formação de professores. Neste estudo, coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, na qual foi feita a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, do livro didático da turma do 2º ano do Ensino Fundamental e dos planos de aula direcionados a esta turma, com base, principalmente, na Lei Nº 10.639/03 e no edital PNLD 2019. De acordo com os dados coletados e analisados, constatou-se que o que está preconizado na Lei Nº 10.639/03 não está sendo contemplado corretamente, dado que há um descompasso entre a Lei e os materiais e documentos pedagógicos, visto que nestes, a história e cultura afro-brasileira é contemplada superficialmente, não havendo aprofundamento no assunto e, em determinados pontos, contribuindo com a perpetuação dos estereótipos negativos que são atribuídos ao povo negro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA escola e a Lei nº10.639/03: o que nos dizem os documentos e materiais pedagógicos?.pt_BR
dc.date.issued2019-11-20-
dc.description.abstractThis paper discusses how the documents and pedagogical materials implement Law Nº. 10.639/03, which deals with the obligation of teaching Afro-Brazilian History and Culture. The general objective of the research is to understand how pedagogical documents and materials deal with the issue of racial diversity. The specific objectives are: 1) to analyze if the teaching contemplates issues related to racial diversity; 2) identify how african-brazilian and african history and culture, as well as the black, are inserted in the textbook; 3) verify, from the lesson plans, if the pedagogical practices implemented contribute to anti-racist education. In the theoretical framework, the research initially addresses the process of enslavement of africans and african descendants in Brazil, presenting the consequences of this regime in post-abolition and, more specifically, in the educational context, deepening the reflections on the implementation of Law Nº10.639/03 in the school curriculum as well as in teacher training. In this study, data collection was performed through documentary research, which was made the analysis of the institution's Political-Pedagogical Project (PPP), the textbook of the 2º year elementary school class and the lesson plans directed to it. Mainly based on Law Nº 10.639/2003 and the PNLD notice 2019. According to the data collected and analyzed, it was found that what is advocated in Law Nº 10.639/03 is not being correctly considered, given that there is a mismatch between the Law and the pedagogical materials and documents, since in these, afro-brazilian history and culture is superficially contemplated, with no deepening of the subject and, in certain points, contributing to the perpetuation of the negative stereotypes attributed to the black people.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11151-
dc.date.accessioned2020-01-23T11:39:13Z-
dc.date.available2020-01-23-
dc.date.available2020-01-23T11:39:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDiversidade racial no ensinopt_BR
dc.subjectHistória e cultura afro - brasileira - ensinopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectMateriais pedagógicospt_BR
dc.subjectDocumentos pedagógicospt_BR
dc.subjectRacial Diversity in Educationpt_BR
dc.subjectAfro - Brazilian History and Culture - Educationpt_BR
dc.subjectAnti - Racist Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Materialspt_BR
dc.subjectPedagogical Documentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, Andrêssa Glaucyara Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe school and Law nº 10.639 / 03: what do the documents and teaching materials tell us ?.pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Andrêssa Glaucyara Silva. A escola e a Lei nº 10.639/03: o que nos dizem os documentos e materiais pedagógicos. 2019. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÊSSA GLAUCYARA SILVA RAMOS..MONOGRFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfAndrêssa Glaucyara Silva Ramos. Monografia Pedagogia.CFP 2019.442.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.