Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1LÔBO, Israel Soares.
dc.contributor.referee2SILVA , Laércio Teodoro.
dc.description.resumoO trabalho que se segue buscou ao longo de sua escrita discutir como o Governo Militar setentista, com seu ideário referente à política desenvolvimentista, implementou leis e ações que foram responsáveis por expropriar e desestruturar comunidades que se encontravam em meio as áreas avistadas pelo governo para exploração. Nesse sentido, trilhamos por intermédio do campo cultural, mais precisamente no universo da música de Gal Costa, buscando perceber o posicionamento artístico da cantora, que expressou por meio do seu sexto trabalho (ÍNDIA), um posicionamento frente às questões que permeavam essa temporalidade. Percebemos que o período foi marcado por indefinições ideológicas quanto às tomadas de decisões que seriam postas em práticas nos primeiros anos de regime, buscamos perceber em qual momento o governo dos generais investiu na criação de uma política astuta para efetivação de seus objetivos. Sob a justificativa de ligar o interior ao resto do Brasil, o governo utilizou-se de leis e órgãos (Estatuto do Índio e FUNAI, por exemplo) que em tese seriam responsáveis por assegurar os direitos dos integrantes dessas comunidades, para o alcance de seus objetivos, mas que, ao contrário, foram responsáveis por um processo de expropriação de parte de seu território e violência a sua cultura. É o aspecto de denúncia dessa situação que buscamos compreender nas músicas de Gal e, para isso, buscamos historicizar a vida da cantora a partir de suas vivências artísticas, discutir o conceito de desenvolvimentismo no Governo Militar e analisar o disco em questão a partir de sua aproximação com o tema. Usamos como referência os autores Fernando Nogueira da Costa, Rodrigo Patto Sá Motta, Carlos Renato Carola e Darcy Ribeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleAs entrelinhas da política militar desvendadas pela música: Gal Costa e a denúncia musical dos projetos políticos e econômicos setentista.pt_BR
dc.date.issued2019-12-11
dc.description.abstractThe present work aims to analyse throughout its writing how the nineteenth-century military government and its ideology regarding developmental policy, implemented laws and actions that were responsible for expropriating and destroying communities that were located within the areas sighted by the government for exploitation. In this respect, we walk through the cultural field, more specifically in Gal Costa's universe of songs, seeking to understand the artistic position of the singer, who expressed through her sixth work (INDIA), a position on the issues that permeated this period of time. We realize that the period was marked by ideological vagueness regarding to the decision-making that would be put into practice in the early years of the regime. We sought to understand at what point the generals government invested in creating a shrewd policy to achieve its objectives. Under the justification of linking the countryside to the rest of Brazil, the government used laws and agencies (Estatuto do Índio and FUNAI, for example) that in theory would be responsible for ensuring the rights of members of these communities, to the extent of their rights. On the other hand, they were responsible for a process of expropriation of part of their territory and violence against their culture. It is the denunciation aspect of this situation that we seek to understand in Gal Costa‘s songs and, for this purpose, we seek to historicize the life of the singer starting from her artistic experiences, and also discussing the concept of developmentalism in the Military Government, analyzing the disc from her approach to the theme related. We use as reference the authors Fernando Nogueira da Costa, Rodrigo Patto Sá Motta, Carlos Renato Carola and Darcy Ribeiro.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11176
dc.date.accessioned2020-01-24T11:18:13Z
dc.date.available2020-01-24
dc.date.available2020-01-24T11:18:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectGal Costapt_BR
dc.subjectÍndiapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMilitary Dictatorshippt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectIndiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Kaio Steffano Ribeiro de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe lines of military politics unveiled by music: Gal Costa and the musical denunciation of political and economic projects in the seventies.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Kaio Steffano Ribeiro de. As entrelinhas da política militar desvendadas pela música: Gal Costa e a denúncia musical dos projetos políticos e econômicos setentista. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAIO STEFFANO RIBEIRO DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdfKaio Steffano Ribeiro de Sousa. TCC. Licenciatura Plena em História. 2019.1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.