Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, A. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4127769801047662pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Laércio Teodoro da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Laércio Teodoro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8793801402077633pt_BR
dc.contributor.referee1BERNARDO, Katiana Alencar.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Israel Soares de.-
dc.description.resumoMuitas maneiras de pensar a felicidade emergem no tempo contemporâneo, sejam com o senso comum, sejam por meio das disciplinas acadêmico-cientificas, e, ainda, sejam mediante experiências de grupos específicos. Esses pensamentos se expressam por meio de discursos que possuem constituições diversas e constroem representações também diversas. A nossa pesquisa gira em torno da problemática de como se dão esses discursos e de como se constroem essas representações tomando um caso em especial, o de docentes da cidade de Pombal-PB. Analisamos as falas desses docentes sobre a felicidade para problematizarmos os discursos e as representações contidos, atentando para o espaço temporal em que tais profissionais exerceram e exercem suas experiências como sujeitos históricos e educacionais: da década de 1980 ao ano de 2018. Utilizamos a metodologia da História Oral para realizar entrevistas com os docentes e as consideramos como as fontes principais do estudo. Contamos também com contribuição fundamental de textos bibliográficos, como livros, artigos, teses e dissertações, e também documentos oficiais, tais como a “PEC da Felicidade” (19/2010) e a Declaração de Independência dos EUA (de 4 de julho de 1776). A perspectiva historiográfica adotada é pautada na História Cultural, especialmente na História das Sensibilidades, áreas que nos possibilitou o embasamento teórico para uma análise histórica dos sentimentos enquanto questões problematizáveis a partir de seus contextos históricos e sociais. Dessa forma, tomamos as propostas de Roger Chartier (1990) para compreendermos o conceito de “representação” e a História Cultural como campo que abarca essa problemática; Sandra Jatahy Pesavento (2007) para pensarmos as sensibilidades como perspectiva analítica e os sentimentos como problemas históricos; e Michel Pêcheux (2010) com o entendimento de discurso e da análise da produção do mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleConstruções de discursos e representações contemporâneas sobre a felicidade: o caso docente em Pombal - PB (1983-2018).pt_BR
dc.date.issued2019-12-05-
dc.description.abstractMany ways to think about happiness emerged in the contemporary times, whether with the common sense or the academic disciplines, and also through experiences of specific groups. Theses thoughts are expressed through discourses that have diverse constitutions and build different representations. This research revolves around the problematic about how these discourses take place and how these representations are built taking a particular case. That of the teachers from the city of Pombal-PB. This paper analyzes statements of these teachers about happiness to problematize the discourses and representations, paying attention to the temporal space in which these professionals exercised and still exercise as historical and educational beings: from the 1980s to the year 2018. We used an oral history methodology to conduct interviews with teachers and used their discourse as the main sources of the study. We also have a fundamental contribution of bibliographic texts, such as books, articles, theses and dissertations, as well as official documents such as the "PEC of Happiness" (19/2010) and the U.S. Declaration of Independence (July 4, 1776). The historiographic perspective adopted is based on Cultural History, especially in the History of Sensitivities, areas that enabled us to analyse theoretically and historically the feelings considering their historical and social contexts. In conclusion, we take the proposals of Roger Chartier (1990) to understand the concept of “representation” and Cultural History that encompasses this problem; Sandra Jatahy Pesavento (2007) to think of Sensitivities in an analytical perspective and feelings as historical problems; and Michel Pêcheux (2010) with the understanding of discourse and analysis of the production of it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11186-
dc.date.accessioned2020-01-24T12:28:22Z-
dc.date.available2020-01-24-
dc.date.available2020-01-24T12:28:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.subjectProfessores - sensibilidadespt_BR
dc.subjectProfessores - representaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - discursopt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.subjectHappinesspt_BR
dc.subjectTeachers - sensitivitiespt_BR
dc.subjectTeachers - Representationpt_BR
dc.subjectTeachers - Speechpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Amanayara Raquel de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConstructions of discourses and contemporary representations about happiness: the teaching case in Pombal - PB (1983-2018).pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Amanayara Raquel de Sousa. Construções de discursos e representações contemporâneas sobre a felicidade: o caso docente em Pombal - PB (1983-2018). 2019. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANAYARA RAQUEL DE SOUSA FERREIRA. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdfAmanayara Raquel de Sousa Ferreira. TCC. Licenciatura Plena em História. 2019.1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.