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Title: Construções de discursos e representações contemporâneas sobre a felicidade: o caso docente em Pombal - PB (1983-2018).
Other Titles: Constructions of discourses and contemporary representations about happiness: the teaching case in Pombal - PB (1983-2018).
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Amanayara Raquel de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Laércio Teodoro da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BERNARDO, Katiana Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Israel Soares de.
Keywords: Docentes;Felicidade;Professores - sensibilidades;Professores - representação;Professores - discurso;Faculty;Happiness;Teachers - sensitivities;Teachers - Representation;Teachers - Speech
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Amanayara Raquel de Sousa. Construções de discursos e representações contemporâneas sobre a felicidade: o caso docente em Pombal - PB (1983-2018). 2019. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Muitas maneiras de pensar a felicidade emergem no tempo contemporâneo, sejam com o senso comum, sejam por meio das disciplinas acadêmico-cientificas, e, ainda, sejam mediante experiências de grupos específicos. Esses pensamentos se expressam por meio de discursos que possuem constituições diversas e constroem representações também diversas. A nossa pesquisa gira em torno da problemática de como se dão esses discursos e de como se constroem essas representações tomando um caso em especial, o de docentes da cidade de Pombal-PB. Analisamos as falas desses docentes sobre a felicidade para problematizarmos os discursos e as representações contidos, atentando para o espaço temporal em que tais profissionais exerceram e exercem suas experiências como sujeitos históricos e educacionais: da década de 1980 ao ano de 2018. Utilizamos a metodologia da História Oral para realizar entrevistas com os docentes e as consideramos como as fontes principais do estudo. Contamos também com contribuição fundamental de textos bibliográficos, como livros, artigos, teses e dissertações, e também documentos oficiais, tais como a “PEC da Felicidade” (19/2010) e a Declaração de Independência dos EUA (de 4 de julho de 1776). A perspectiva historiográfica adotada é pautada na História Cultural, especialmente na História das Sensibilidades, áreas que nos possibilitou o embasamento teórico para uma análise histórica dos sentimentos enquanto questões problematizáveis a partir de seus contextos históricos e sociais. Dessa forma, tomamos as propostas de Roger Chartier (1990) para compreendermos o conceito de “representação” e a História Cultural como campo que abarca essa problemática; Sandra Jatahy Pesavento (2007) para pensarmos as sensibilidades como perspectiva analítica e os sentimentos como problemas históricos; e Michel Pêcheux (2010) com o entendimento de discurso e da análise da produção do mesmo.
Abstract: Many ways to think about happiness emerged in the contemporary times, whether with the common sense or the academic disciplines, and also through experiences of specific groups. Theses thoughts are expressed through discourses that have diverse constitutions and build different representations. This research revolves around the problematic about how these discourses take place and how these representations are built taking a particular case. That of the teachers from the city of Pombal-PB. This paper analyzes statements of these teachers about happiness to problematize the discourses and representations, paying attention to the temporal space in which these professionals exercised and still exercise as historical and educational beings: from the 1980s to the year 2018. We used an oral history methodology to conduct interviews with teachers and used their discourse as the main sources of the study. We also have a fundamental contribution of bibliographic texts, such as books, articles, theses and dissertations, as well as official documents such as the "PEC of Happiness" (19/2010) and the U.S. Declaration of Independence (July 4, 1776). The historiographic perspective adopted is based on Cultural History, especially in the History of Sensitivities, areas that enabled us to analyse theoretically and historically the feelings considering their historical and social contexts. In conclusion, we take the proposals of Roger Chartier (1990) to understand the concept of “representation” and Cultural History that encompasses this problem; Sandra Jatahy Pesavento (2007) to think of Sensitivities in an analytical perspective and feelings as historical problems; and Michel Pêcheux (2010) with the understanding of discourse and analysis of the production of it.
Keywords: Docentes
Felicidade
Professores - sensibilidades
Professores - representação
Professores - discurso
Faculty
Happiness
Teachers - sensitivities
Teachers - Representation
Teachers - Speech
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11186
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

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