Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11196
Title: "Convite para conhecer Maysa: o feminino nos Anos Dourados".
Other Titles: "Invitation to meet Maysa: the female in the Golden Years".
???metadata.dc.creator???: QUARESMA, Gabriela Parnaiba.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere Olimpio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOREIRA NETO, Mariana.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
Keywords: Maysa;Música brasileira;Casamento;Mulher;Brazilian Music;Marriage;Woman
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUARESMA, Gabriela Parnaiba."Convite para conhecer Maysa: o feminino nos Anos Dourados". 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho ―convite para conhecer Maysa: o feminino nos anos dourados‖ busca pensar a partir das canções da cantora Maysa como o contexto social daquele período produziu lugares de comportamento e de sentimentos para as mulheres, ao mesmo tempo em que, como as canções de Maysa e sua carreira demonstravam insatisfação com esses valores. A nossa contextualização e problematização partem de leituras como Ângela de Castro Gomes (2002) e Marcia Barros Valdívia (2008). Também vamos pensar no lugar do feminino no período. Além de refletir o casamento da cantora, importante por estar ligado a sua carreira, já que esse foi inspiração de sete das oito composições que fazem parte do seu disco analisado aqui ―Convite para ouvir Maysa‖ (1956), assim utilizamos autoras importantes nos estudos de história das mulheres como Mary Del Priore (2006) e Carla Pinsky (2004). Por fim iremos analisar a relação da cantora com a mídia e o público, pensando nos dois momentos da carreira de Maysa, o antes e o depois do desquite e como esse evento afetou essa relação. Nessa pesquisa usamos como fonte a Música, já que a análise parte do primeiro disco da cantora e dos seus dois maiores sucessos da carreira ―Ouça‖ (1957) e ―Meu mundo caiu‖ (1958), além da biografia produzida por Lira Neto (2007)
Abstract: The present work ―invitation to meet Maysa: the feminine in the golden years‖ seeks to think from the songs of singer Maysa how the society that went through several changes affected its construction, showing how this context was represented by her in her songs. Our contextualization and problematization start from readings such as Ângela de Castro Gomes (2002) and Marcia Barros Valdívia (2008). We will also think about gender relations and the place of the feminine in the period. In addition to reflecting the singer marriage’s, important for being linked to her career, as this was the inspiration of seven of eight compositions that are part of her album analyzed here "Convite para ouvir Maysa" (1956), so we use important authors in women's history studies such as Mary Del Priore (2006) and Carla Pinsky (2004). Finally we will analyze the relationship of the singer with the media and the public, thinking about the two moments of Maysa's career, before and after the quarrel and how this event affected this relationship. In this research we use Music as the source, since the analysis comes from the first album of the singer and her two biggest hits of the career ―Ouça‖ (1957) and ―Meu mundo caiu‖ (1958).
Keywords: Maysa
Música brasileira
Casamento
Mulher
Brazilian Music
Marriage
Woman
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11196
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA PARNAIBA QURESMA. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdfGabriela Parnaiba Quaresma. TCC. Licenciatura Plena em História. 2019.564.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.