Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198
Title: “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
Other Titles: “Light, camera, action”: an analysis of the representation of the cangaceiro and the cangaço in the retamada cinema (1995-2002), through the characters Severino de Aracaju and his “goats” in the film “O Auto da Compadecida” (2000).
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
Keywords: Cinema - Brasil;Cinema brasileiro - retomada;O Auto da Compadecida;Cangaço;Representação - Nordeste;Cinema - Brazil;Brazilian Cinema - Resumed;Representation - Northeast
Issue Date: 3-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro. “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000). 2019. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por intuito analisar a representação do cangaceiro e do cangaço durante o ciclo da retomada do cinema nacional (1995-2002), tomando por base o grupo comandado por Severino de Aracaju no filme O Auto da Compadecida (2000). Para tanto, problematizaremos as estratégias criadas pelo diretor Guel Arraes para elaboração destes sujeitos e seus espaços de atuação, considerando, como coloca Barros (2012), os aspectos internos e externos que interferem nesse processo de construção da narrativa fílmica. Sendo assim, fez-se uso aqui das imagens extraídas das cenas que envolvem estes sujeitos na trama, capturadas por meio da técnica do print de tela e analisadas seguindo o viés teórico de Menezes (1996), assim como entrevistas, reportagens e depoimentos de cineastas ao livro de Nagib (2002), utilizando como aporte teórico de análise Foucault (1996) e Sosa (2006), além de filmes e obras literárias que também contribuíram para a elaboração da imagem simbólica destes sujeitos no filme de Arraes.
Abstract: The present work aims to analyze the representation of the cangaceiro and the cangaço during the cycle of the resumption of Brazilian cinema (1995-2002), based on the group led by Severino de Aracaju in the movie O Auto da Compadecida (2000). Therefore, we discuss the strategies created by the director Guel Arraes to elaborate these subjects and their spaces of performance, considering, as Barros (2012) puts it, the internal and external aspects that interfere in this process of constructing the movie narrative. Thus, we analyze images extracted from scenes that involve these subjects in the plot, captured through the technique of printscreen and analyzed following the theoretical bias of Menezes (1996), as well as interviews, reports and testimonials of filmmakers to Nagib's book (2002), using Foucault (1996) and Sosa (2006) as theoretical suport, as well as films and literary works that also contributed to the elaboration of the symbolic image of these subjects in Guel Arraes' film.
Keywords: Cinema - Brasil
Cinema brasileiro - retomada
O Auto da Compadecida
Cangaço
Representação - Nordeste
Cinema - Brazil
Brazilian Cinema - Resumed
Representation - Northeast
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERO SAMUEL MONTEIRO FERNANDES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdfCicero Samuel Monteiro Fernandes. TCC. Licenciatura Plena em História. 2019. 1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.