Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1IDCEBALLOS, V. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0486267299077533pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumoO presente trabalho tem por intuito analisar a representação do cangaceiro e do cangaço durante o ciclo da retomada do cinema nacional (1995-2002), tomando por base o grupo comandado por Severino de Aracaju no filme O Auto da Compadecida (2000). Para tanto, problematizaremos as estratégias criadas pelo diretor Guel Arraes para elaboração destes sujeitos e seus espaços de atuação, considerando, como coloca Barros (2012), os aspectos internos e externos que interferem nesse processo de construção da narrativa fílmica. Sendo assim, fez-se uso aqui das imagens extraídas das cenas que envolvem estes sujeitos na trama, capturadas por meio da técnica do print de tela e analisadas seguindo o viés teórico de Menezes (1996), assim como entrevistas, reportagens e depoimentos de cineastas ao livro de Nagib (2002), utilizando como aporte teórico de análise Foucault (1996) e Sosa (2006), além de filmes e obras literárias que também contribuíram para a elaboração da imagem simbólica destes sujeitos no filme de Arraes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.title“Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).pt_BR
dc.date.issued2019-12-03
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the representation of the cangaceiro and the cangaço during the cycle of the resumption of Brazilian cinema (1995-2002), based on the group led by Severino de Aracaju in the movie O Auto da Compadecida (2000). Therefore, we discuss the strategies created by the director Guel Arraes to elaborate these subjects and their spaces of performance, considering, as Barros (2012) puts it, the internal and external aspects that interfere in this process of constructing the movie narrative. Thus, we analyze images extracted from scenes that involve these subjects in the plot, captured through the technique of printscreen and analyzed following the theoretical bias of Menezes (1996), as well as interviews, reports and testimonials of filmmakers to Nagib's book (2002), using Foucault (1996) and Sosa (2006) as theoretical suport, as well as films and literary works that also contributed to the elaboration of the symbolic image of these subjects in Guel Arraes' film.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198
dc.date.accessioned2020-01-24T14:04:58Z
dc.date.available2020-01-24
dc.date.available2020-01-24T14:04:58Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCinema - Brasilpt_BR
dc.subjectCinema brasileiro - retomadapt_BR
dc.subjectO Auto da Compadecidapt_BR
dc.subjectCangaçopt_BR
dc.subjectRepresentação - Nordestept_BR
dc.subjectCinema - Brazilpt_BR
dc.subjectBrazilian Cinema - Resumedpt_BR
dc.subjectRepresentation - Northeastpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Light, camera, action”: an analysis of the representation of the cangaceiro and the cangaço in the retamada cinema (1995-2002), through the characters Severino de Aracaju and his “goats” in the film “O Auto da Compadecida” (2000).pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Cicero Samuel Monteiro. “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000). 2019. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERO SAMUEL MONTEIRO FERNANDES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdfCicero Samuel Monteiro Fernandes. TCC. Licenciatura Plena em História. 2019. 1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.