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Title: Simulação de eventos de tráfego numa rota em área urbana.
Other Titles: Simulation of traffic events on a route in an urban area.
???metadata.dc.creator???: BRASILEIRO, Luzenira Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Antônio Idelfonso de A.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DIAS, Clóvis.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CABRAL, Maria Izabel Cavalcanti.
Keywords: Geotécnica;Engenharia de Tráfego;Transporte Urbano;Tráfego das Vias Urbanas;Ônibus Coletivo - Rotas e Paradas;Modelo de Simulação;Eventos de Tráfego;Geotechnical;Traffic Engineering;Urban Transport;Urban Road Traffic;Collective Bus - Routes and Stops;Simulation Model;Traffic Events
Issue Date: Mar-1990
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRASILEIRO, Luzenira Alves. Simulação de eventos de tráfego numa rota em área urbana. 1990. 146f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1990. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11239
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho descreve através de um modelo de simulação, uma rota padrão de um veículo que concorre com o trafego remanescente em área urbana, englobando diversos eventos de trafego. A representação dos diversos eventos de trafego usados na definição da rota e implementada usando-se a linguagem computacional GPSS. Os modelos referentes aos eventos estudados, envolvem os principais problemas de trafego urbano que interferem na rota do veiculo, aumentando seu tempo de viagem. O modelo desenvolvido neste trabalho representa uma malha urbana, onde se situa a rota padrão de um veiculo, e é construído através da associação de pequenos modelos referentes aos diversos eventos de trafego considerados comprometedores na duração de viagem do veiculo. A rota padrão definida neste modelo e formada por quatro segmentos. O primeiro representa o trecho de rua que liga o ponto inicial da rota a primeira interseção e e denominado de rua local. Os dois segmentos subsequentes representam os trechos de ruas que ligam a primeira interseção a segunda e são denominados de rota original e rota alternativa, respectivamente. O último segmento representa o trecho de rua que liga a segunda interseção ao ponto final da rota e é denominado de segmento final. O modelo construído é utilizado para simular uma viagem diária durante o período de cem dias e analisa, através de valores médios de tempo de viagem produzidos pelo próprio modelo, as alternativas de viagem através das rotas original e alternativa.
Abstract: This work describes, through a simulation model, a standard route for a vehicle that competes with the remaining traffic in an urban area, encompassing several traffic events. The representation of the various traffic events used in the definition of the route and implemented using the computational language GPSS. The models referring to the events studied, involve the main problems of urban traffic that interfere in the vehicle's route, increasing its travel time. The model developed in this work represents an urban network, where the standard route of a vehicle is located, and is built through the association of small models referring to the various traffic events considered compromising in the vehicle's travel duration. The default route defined in this model is made up of four segments. The first represents the stretch of street that connects the starting point of the route to the first intersection and is called the local street. The subsequent two segments represent the sections of streets that connect the first intersection to the second and are called the original route and the alternative route, respectively. The last segment represents the stretch of street that connects the second intersection to the end point of the route and is called the end segment. The built model is used to simulate a daily trip during the period of one hundred days and analyzes, using average values ​​of travel time produced by the model itself, the travel alternatives through the original and alternative routes.
Keywords: Geotécnica
Engenharia de Tráfego
Transporte Urbano
Tráfego das Vias Urbanas
Ônibus Coletivo - Rotas e Paradas
Modelo de Simulação
Eventos de Tráfego
Geotechnical
Traffic Engineering
Urban Transport
Urban Road Traffic
Collective Bus - Routes and Stops
Simulation Model
Traffic Events
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11239
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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