Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11264
Title: Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando.
Other Titles: Computer and communication technologies (ICTs) in the teaching chemistry: an important ally in learning of the student.
Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC's) en la enseñanza de la química: un importante aliado en el aprendizaje del estudiante.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER NETO, Lauro Pires.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Denise Domingos da.
Keywords: TIC’s;Ensino Médio;Ensino-aprendizagem de Química;ICT 's;High school;Teaching and learning of chemistry;Bachillerato;Enseñanza-Aprendizaje de Química
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS,Jaqueline Suênia Silva de. Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. 2011. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: A presença de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação tem atraído uma atenção especial nos debates sobre educação, acarretando a presença de diferentes visões sobre a utilização de computadores no processo de ensino-aprendizagem da Química. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização das TIC’s como instrumento motivador e facilitador no ensino-aprendizagem da Química, a qual foi fundamentada em metodologia quantitativa e qualitativa. Dessa forma, aplicou-se um questionário no intuito de conhecer as concepções dos estudantes sobre o referido tema. Posteriormente, deteve-se na construção e apresentação de um Objeto de Aprendizagem Virtual sobre Ligações Químicas. Os resultados apontam que os estudantes entrevistados na Escola Estadual José Joaquim, situada no município de Coronel Ezequiel-RN, consideram que a utilização do computador nas aulas de Química apresenta-se como um elemento motivador que pode ajudá-los na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula.
Abstract: The presence of information and communication technologies (Icts) in education has attracted special attention in the debates over education, with the presence of different views on the use of computers in teaching-learning process of chemistry. In this perspective, this research aims to analyze the use of ICT's as motivating instrument and facilitator in teaching and learning of chemistry, which was grounded in qualitative and quantitative methodology. That way, applied itself a questionnaire in order to meet the students ' conceptions about the said topic. Subsequently, itself held in the construction and presentation of an object Virtual learning about chemical bonds. The results indicate that 59% of students surveyed in the Escola Estadual José Joaquim, located in the city of Coronel Ezequiel-RN, like chemistry and 27% do not like, as well as, 72% of students report that the presence of calculations in the content taught in the classroom makes their learning difficult. On the other hand believe that the use of computer in chemistry lessons presents itself as a motivating element that can help them in understanding the content taught in the classroom.
???metadata.dc.description.resumen???: La presencia de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la educación ha atraído especial atención en los debates sobre educación, propiciando la presencia de diferentes visiones sobre el uso de las computadoras en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Química. En esta perspectiva, la presente investigación tiene como objetivo analizar el uso de las TIC como instrumento motivador y facilitador en la enseñanza y aprendizaje de la Química, la cual se basó en una metodología cuantitativa y cualitativa. De esta manera, se aplicó un cuestionario con el fin de conocer las concepciones de los estudiantes sobre el tema mencionado. Posteriormente, se centró en la construcción y presentación de un Objeto Virtual de Aprendizaje sobre Enlaces Químicos. Los resultados muestran que los estudiantes entrevistados del Colegio Estadual José Joaquim, ubicado en el municipio de Coronel Ezequiel-RN, consideran que el uso de la computadora en las clases de Química es un elemento motivador que les puede ayudar a comprender los contenidos que se imparten en el aula.
Keywords: TIC’s
Ensino Médio
Ensino-aprendizagem de Química
ICT 's
High school
Teaching and learning of chemistry
Bachillerato
Enseñanza-Aprendizaje de Química
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11264
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE SUÊNIA SILVA DE MEDEIROS -TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2011.pdfJaqueline Suênia Silva de Medeiros - TCC Licenciatura em Química CES 20111.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.