Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, J. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9652558639833754pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER NETO, Lauro Pires.-
dc.contributor.referee2SILVA, Denise Domingos da.-
dc.description.resumoA presença de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação tem atraído uma atenção especial nos debates sobre educação, acarretando a presença de diferentes visões sobre a utilização de computadores no processo de ensino-aprendizagem da Química. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização das TIC’s como instrumento motivador e facilitador no ensino-aprendizagem da Química, a qual foi fundamentada em metodologia quantitativa e qualitativa. Dessa forma, aplicou-se um questionário no intuito de conhecer as concepções dos estudantes sobre o referido tema. Posteriormente, deteve-se na construção e apresentação de um Objeto de Aprendizagem Virtual sobre Ligações Químicas. Os resultados apontam que os estudantes entrevistados na Escola Estadual José Joaquim, situada no município de Coronel Ezequiel-RN, consideram que a utilização do computador nas aulas de Química apresenta-se como um elemento motivador que pode ajudá-los na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleTecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThe presence of information and communication technologies (Icts) in education has attracted special attention in the debates over education, with the presence of different views on the use of computers in teaching-learning process of chemistry. In this perspective, this research aims to analyze the use of ICT's as motivating instrument and facilitator in teaching and learning of chemistry, which was grounded in qualitative and quantitative methodology. That way, applied itself a questionnaire in order to meet the students ' conceptions about the said topic. Subsequently, itself held in the construction and presentation of an object Virtual learning about chemical bonds. The results indicate that 59% of students surveyed in the Escola Estadual José Joaquim, located in the city of Coronel Ezequiel-RN, like chemistry and 27% do not like, as well as, 72% of students report that the presence of calculations in the content taught in the classroom makes their learning difficult. On the other hand believe that the use of computer in chemistry lessons presents itself as a motivating element that can help them in understanding the content taught in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11264-
dc.date.accessioned2020-01-28T10:48:36Z-
dc.date.available2020-01-28-
dc.date.available2020-01-28T10:48:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTIC’spt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Químicapt_BR
dc.subjectICT 'spt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTeaching and learning of chemistrypt_BR
dc.subjectBachillerato-
dc.subjectEnseñanza-Aprendizaje de Química-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComputer and communication technologies (ICTs) in the teaching chemistry: an important ally in learning of the student.pt_BR
dc.title.alternativeLas tecnologías de la información y la comunicación (TIC's) en la enseñanza de la química: un importante aliado en el aprendizaje del estudiante.-
dc.identifier.citationMEDEIROS,Jaqueline Suênia Silva de. Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. 2011. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenLa presencia de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la educación ha atraído especial atención en los debates sobre educación, propiciando la presencia de diferentes visiones sobre el uso de las computadoras en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Química. En esta perspectiva, la presente investigación tiene como objetivo analizar el uso de las TIC como instrumento motivador y facilitador en la enseñanza y aprendizaje de la Química, la cual se basó en una metodología cuantitativa y cualitativa. De esta manera, se aplicó un cuestionario con el fin de conocer las concepciones de los estudiantes sobre el tema mencionado. Posteriormente, se centró en la construcción y presentación de un Objeto Virtual de Aprendizaje sobre Enlaces Químicos. Los resultados muestran que los estudiantes entrevistados del Colegio Estadual José Joaquim, ubicado en el municipio de Coronel Ezequiel-RN, consideran que el uso de la computadora en las clases de Química es un elemento motivador que les puede ayudar a comprender los contenidos que se imparten en el aula.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE SUÊNIA SILVA DE MEDEIROS -TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2011.pdfJaqueline Suênia Silva de Medeiros - TCC Licenciatura em Química CES 20111.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.