Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11273
Title: Análise de um modelo de cobrança pelo uso da água bruta no sistema hídrico Coremas-Mãe D’Água.
Other Titles: Analysis of a charging model for the use of raw water in the Coremas-Mãe D’Água water system.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Glênio John Mesquita.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Camilo Allyson Simões de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAMPLONA, Paulo Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIQUEIRA, Eliezer da Cunha.
Keywords: Instrumento econômico;Economic instrument;Política hídrica;Water policy;Operação de reservatórios;Reservoir operation
Issue Date: 28-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Glênio John Mesquita. Análise de um modelo de cobrança pelo uso da água bruta no sistema hídrico Coremas-Mãe D’Água. 2018. 12 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste artigo, propõe-se aplicar e analisar um modelo de cobrança pelo uso da água bruta no sistema hídrico formado pelos açudes Coremas e Mãe d’Água. Este sistema, localizado na bacia hidrográfica do rio PiancóPiranhas-Açu, sujeita-se à períodos recorrentes de escassez hídrica. A metodologia consistiu em usar o modelo de cobrança consagrado na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e verificar a possível arrecadação para os diversos usos na bacia, considerando os componentes captação, consumo e lançamento de cargas orgânicas. A Política de Operação Linear Padrão (SLOP, do inglês Standard Linear Operating Policy) foi usada para o balanço hídrico mensal do sistema, considerando uma série histórica de dados hidrológicos composta por 32 anos (1964-1984; 2004-2014). Ao analisar os resultados, verificou-se que o sistema apresentou falhas no atendimento das demandas em 28 dos 384 meses analisados (7,29%), o que compromete a sustentabilidade hídrica e a arrecadação em anos críticos. Com respeito à cobrança, observou-se que é possível arrecadar anualmente um valor médio de R$ 1.319.037,18, sendo o setor de saneamento o maior contribuinte (R$ 773.886,02 por ano). Considerando os componentes da cobrança, constatou-se que a maior arrecadação se deu por meio do lançamento de cargas orgânicas, no valor médio anual de R$ 807.744,24, seguida pelos componentes captação (R$ 326.889,93 por ano) e consumo (R$ 184.403,01 por ano). Por fim, avaliando uma extrapolação para a arrecadação no restante da bacia, estima-se que os valores não sejam suficientes para viabilizar a manutenção por completo de uma agência de bacia na bacia hidrográfica do rio Piancó-PiranhasAçu.
Abstract: In this paper, we propose to apply and analyze a pricing model for the use of raw water in the water system formed by Coremas and Mãe d'Água reservoirs. This system, which is located in PiancóPiranhas-Açu River Basin, Brazil, is subject to recurrent periods of water stress. The methodology consisted of using the pricing model established for the São Francisco River Basin and verifying the possible money collection for the various uses in the water basin, considering the water withdrawal, consumption and disposal of organic loads components. The Standard Linear Operating Policy (SLOP) was used for the monthly water system balance, considering an observed series of hydrological data of 32 years (1964-1984, 2004-2014). When analyzing the results, it was verified that the system failed to meet demands in 28 out of 384 months (7.29%), which compromises water sustainability and money collection in critical years. With respect to the money collection, it was observed that it is possible to collect an average annual amount of R$ 1,319,037.18, with the sanitation sector being the largest contributor (R$ 773,886.02 per year). Considering the components of collection, it was detected that the highest collection occurred with the disposal of organic loads, in the average annual amount of R$ 807.744,24, followed by the water withdrawal (R$ 326,889.93 per year) and consumption (R$ 184,403.01 per year) components. Finally, taking into account an extrapolation of money collection in the water basin, it was estimated that the values are not enough to enable the full maintenance of a basin agency in the Piancó-Piranhas-Açu river basin.
Keywords: Instrumento econômico
Economic instrument
Política hídrica
Water policy
Operação de reservatórios
Reservoir operation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
Economia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11273
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLÊNIO JOHN MESQUITA BEZERRA - ARTIGO PPGSA PROFISSIONAL 2018.pdfGlênio John Mesquita Bezerra - Artigo PPGSA Profissional 2018.881.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.