Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, L. S. da S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692215930218410pt_BR
dc.contributor.advisor1APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDAPOLINÁRIO, M. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5934335225871856pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.referee3CASTRO, Francisco José Victor de.-
dc.description.resumoA escola tem um papel especial no processo de formação dos indivíduos, sendo assim, considerado um ambiente de aprendizagem onde cada um possa construir seu intelecto. O emprego de materiais didático-pedagógicos como ferramenta de ensino/aprendizagem são consideradas alternativas importantes no auxílio e desenvolvimento de competências adquiridas pelos educandos, a partir da interação, participação e distração. Visto que o Ensino de Ciências principalmente na educação básica necessita de ferramentas educacionais que despertem o interesse dos alunos, o presente trabalho teve como principal objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental de 4º e 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Maria Elenilda Batista Dantas o estudo da Classe Insecta a partir da utilização de materiais didático-pedagógicos no processo de ensino/aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisa em periódicos, livros, mídias eletrônicas, etc. Foram confeccionados e aplicados jogos didáticos, além de questionários e entrevistas realizadas com 28 alunos e 05 professoras da referida escola. Os alunos após a conclusão das atividades conseguiram responder de forma correta as questões sobre as espécies de insetos, não ocorrendo mais confusão com outras espécies de animais. A partir dos resultados obtidos através da participação efetiva dos educandos, observou-se a influência positiva da metodologia aplicada, verificando-se a importância do uso de materiais didáticos para o ensino/aprendizagem de ciências, ratificando assim, que as práticas de jogos facilitam a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleUtilização de material didático-pedagógico no estudo de insetos em uma escola municipal de Nova Floresta - PB.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThe school has a special role in the process of the individuals' formation, being like this, considered a learning atmosphere where each one can build your intellect. The use of didactic-pedagogic materials as tool teaching / learning are considered important alternatives are in aid him and development of acquired competences by students, starting from the interaction, participation and amusement. Because the teaching of sciences mainly in the basic education needs educational tools that they wake up the students' interest, the present work had as objective principal to provide to the students of the Fundamental Teaching of 4th and 5th year of the School of Fundamental Teaching Maria Elenilda Batista Dantas Classe Insecta's study starting from the use of didactic-pedagogic materials in the teaching / learning. The methodological procedures were based on research in newspapers, books, electronic media, etc. They were made and applied the didactic games, besides questionnaires and interviews accomplished with 28 students and 05 teachers of the referred school. The students after the conclusion of the activities got to answer in a correct way the subjects about the species of insects, not happening more confusion with other species of animals. Starting from the results obtained through the real participation of the students, the positive influence of the applied methodology was observed, being verified the importance of the use of didactic materials for the teaching / learning of sciences, ratifying like this, that the practices of games facilitate the learning of the contents worked in room.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11284-
dc.date.accessioned2020-01-28T12:25:31Z-
dc.date.available2020-01-28-
dc.date.available2020-01-28T12:25:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInsetospt_BR
dc.subjectMateriais didático-pedagógicospt_BR
dc.subjectTeaching of sciencespt_BR
dc.subjectInsectspt_BR
dc.subjectDidactic-pedagogic Materialspt_BR
dc.subjectEnseñanza de las ciencias-
dc.subjectInsectos-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Lívia Susan da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of didactic-pedagogical material in the study of insects in a municipal school in Nova Floresta - PB.pt_BR
dc.title.alternativeUso de material didáctico-pedagógico en el estudio de insectos en una escuela municipal de Nova Floresta - PB.-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Lívia Susan da Silva. Utilização de material didático-pedagógico no estudo de insetos em uma escola municipal de Nova Floresta - PB. 2011. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenLa escuela tiene un papel especial en el proceso de formación de los individuos, siendo así considerada un ambiente de aprendizaje donde cada uno puede construir su intelecto. El uso de materiales didáctico-pedagógicos como herramienta de enseñanza/aprendizaje se consideran alternativas importantes para ayudar y desarrollar las habilidades adquiridas por los estudiantes, basadas en la interacción, la participación y la distracción. Dado que la Enseñanza de las Ciencias, principalmente en la educación básica, necesita herramientas didácticas que despierten el interés de los estudiantes, el presente trabajo tuvo como principal objetivo brindar a los estudiantes de la Enseñanza Básica de 4to y 5to año de la Escola de Ensino Fundamental María Elenilda Batista Dantas el estudio de la Clase Insecta a partir del uso de materiales didáctico-pedagógicos en el proceso de enseñanza/aprendizaje. Los procedimientos metodológicos se basaron en investigaciones en revistas, libros, medios electrónicos, etc. Se realizaron y aplicaron juegos didácticos, así como cuestionarios y entrevistas a 28 alumnos y 05 docentes de la mencionada escuela. Después de completar las actividades, los estudiantes pudieron responder correctamente las preguntas sobre las especies de insectos y no hubo más confusión con otras especies de animales. A partir de los resultados obtenidos a través de la participación efectiva de los estudiantes, se observó la influencia positiva de la metodología aplicada, comprobándose la importancia del uso de materiales didácticos para la enseñanza/aprendizaje de las ciencias, ratificando así que las prácticas de juegos facilitan el aprendizaje de las los contenidos trabajados en el aula.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA SUSAN DA SILVA MEDEIROS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA CES 2011.pdf Lívia Susan da Silva Medeiros - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20111.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.