Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5101409753023596pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES FILHO, Antônio.
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES FILHO, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5985506190794929pt_BR
dc.contributor.advisor2SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor2IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1MARACAJÁ, Patrício Borges.
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumoA Educação do Campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços denominados rurais. Sendo assim, faz-se necessário sistematizar as ações educacionais para que estas possam atender aos preceitos legais e pedagógicos, dando-se ênfase para as características próprias dessa população, razão pela qual a distingue da educação urbana. Desse modo, a presente pesquisa definiu por objetivo analisar se duas escolas da rede estadual de ensino, localizadas nos municípios de São João do Rio do Peixe e Uiraúna, cidades pertencentes à 9ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba, às quais ofertam o ensino médio na modalidade Educação do Campo, vem contemplando, em seus documentos oficiais (Regimento Interno, Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica e Projeto de Intervenção Pedagógica), no período compreendido entre 2014 a 2017, o que preconiza a legislação educacional vigente acerca dessa modalidade, bem como definir se o modelo de gestão identificado nos documentos contribui para a promoção e concretização da educação do campo, além de identificar as implicações tecnológicas e ambientais para a efetivação do ensino médio na modalidade Educação do Campo. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, abordando as legislações em nível nacional e estadual; neste último caso, as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas Estaduais, que tratam da modalidade Educação do Campo. Quanto à análise dos dados, a mesma tem por base a análise de conteúdo descrita por Bardin. A presente investigação revelou que, mesmo considerando os avanços que promoveram melhorias no Ensino Médio do Campo, as estratégias para efetivação e qualificação do ensino ainda se mostram limitadas e insuficientes em ambas as escolas, já que as teorizações nos Projetos Político Pedagógicos, Regimentos Internos, Projetos de Intervenção Pedagógica e outros projetos desenvolvidos no período de 2014 a 2017, não atendem concisamente às legislações educacionais vigentes. Diante do exposto, torna-se imprescindível que os documentos das escolas acima citados sejam revistos e reformulados, mais especificamente em relação à prática didático-pedagógica e metodológica, deixando claras as ações e estratégias que serão implementadas para atender um modelo de gestão e de ensino, partindo das particularidades cultural, social, ambiental, política e econômica dessa população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.
dc.titleGestão para o ensino médio na modalidade educação do campo: uma análise à luz da legislação e da realidade vivenciada em duas escolas no sertão paraibano no período de 2014 a 2017.pt_BR
dc.date.issued2019-12-04
dc.description.abstractRural Education is a type of education that occurs in rural spaces. Thus, it is necessary to systematize educational actions so that they can meet the legal and pedagogical precepts, emphasizing the characteristics of this population, which is why it distinguishes it from urban education. Thus, this research aimed to analyze whether two schools of the state school system, located in the municipalities of São João do Rio do Peixe and Uiraúna, cities belonging to the 9th Geoadministrative Region of Paraíba State, which offer high school in the state. Rural Education, has been contemplating, in its official documents (Internal Rules, Pedagogical Political Project, Pedagogical Proposal and Pedagogical Intervention Project), in the period from 2014 to 2017, which recommends the current educational legislation about this modality, as well as defining if the management model identified in the documents contributes to the promotion and implementation of rural education, in addition to identifying the technological and environmental implications for the realization of secondary education in the Rural Education modality. To achieve these objectives, a bibliographic and documentary research was conducted, addressing the national and state legislations; In the latter case, the Operational Guidelines for the Operation of State Schools, which deal with the Rural Education modality. Data analysis is based on the content analysis described by Bardin. The present investigation revealed that, even considering the advances that promoted improvements in the High School of the Field, the strategies for the accomplishment and qualification of the teaching are still limited and insufficient in both schools, since the theorizations in the Pedagogical Political Projects, Internal Regulations, Pedagogical Intervention Projects and other projects developed from 2014 to 2017, do not concisely meet the current educational laws. Given the above, it is essential that the documents of the schools mentioned above are reviewed and reformulated, more specifically in relation to the didacticpedagogical and methodological practice, making clear the actions and strategies that will be implemented to meet a management and teaching model, starting from the cultural, social, environmental, political and economic particularities of this population.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11320
dc.date.accessioned2020-01-29T11:58:14Z
dc.date.available2020-01-29
dc.date.available2020-01-29T11:58:14Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectLegislações educacionaispt_BR
dc.subjectEducational legislationpt_BR
dc.subjectRealidade escolarpt_BR
dc.subjectSchool realitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Andréia Braga de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManagement for high school in the field of education: an analysis in the light of legislation and the reality experienced in two schools in the interior of Paraíba in the period from 2014 to 2017.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andréia Braga de. Gestão para o ensino médio na modalidade educação do campo: uma análise à luz da legislação e da realidade vivenciada em duas escolas no sertão paraibano no período de 2014 a 2017. 2019. 43 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉIA BRAGA DE OLIVEIRA - ARTIGO PPGSA PROFISSIONAL 2019.pdfAndréia Braga de Oliveira - Artigo PPGSA Profissional 2019.525.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.