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dc.creator.IDJORDÃO, L. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047389330589423pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Ricardo Almeida de.-
dc.contributor.referee2BEZERRA, Raimundo Leidimar.-
dc.description.resumoOs pavimentos de aeroportos são construídos para suportar as cargas impostas pelas aeronaves. Devem assim apresentar um bom desempenho e ser estáveis e resistentes as intempéries. Estudos sobre os materiais constituintes do pavimento e o conhecimento das características das aeronaves, como seu tipo de trem de pouso, peso máximo de decolagem, pressão dos pneus, entre outros, são de grande importância para o dimensionamento, avaliação, manutenção e restauração dos pavimentos aeroportuários. O presente trabalho teve como objetivo o estudo sobre a avaliação de projetos de ampliação e de recape, das pistas de pouso e decolagem, de acessos e de pátios do Aeroporto Presidente Castro Pinto de João Pessoa, Estado da Paraíba, a partir dos métodos da FAA e do Asphalt Institute. Foram utilizadas informações contidas no relatório da INFRAERO de 1980, dados coletados pela ATECEL® em 2002, e analisados, de forma comparativa, resultados estimados através dos métodos da FAA e do Asphalt Institute. A avaliação das condições de superfície dos pavimentos da pista de pouso e decolagem, pátios e acessos do Aeroporto Castro Pinto, indica que a sua estrutura não sofreu colapso prematura ou desgaste acentuado apos 23 anos de serviço. Esta constatação e corroborada pelas informações obtidas na avaliação semi-destrutiva da estrutura dos pavimentos, através de sondagens com rotativas, com trados, com aberturas de poços de inspeção, e pelas espessuras estimadas, a partir dos Métodos da FAA e do Asphalt Institute.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil-
dc.titleAvaliação estrutural das pistas de pouso e decolagem, pátios e acessos do aeroporto Presidente Castro Pinto de João Pessoa.pt_BR
dc.date.issued2004-05-
dc.description.abstractHighway airfields are built to support loads which are imposed by aircrafts. So, they must present a good performance, and be stable and resistant to varying climate conditions. Knowledge of aircraft characteristics such as landing gear type, maximum takeoff weight, tire pressures, research of pavement materials, among others, is very important to design, evaluation, maintenance and rehabilitation of the pavement. The aim of the present work was the evaluation study of enlargement and overlay designs of landing runways, takeoff runways, taxiways and aprons of President Castro Pinto Airfield in Joao Pessoa, state of Paraiba, based on the methods of FAA and those of the Asphalt Institute. Data contained in the report of INFRAERO and those collected by ATECEL were used. The estimated results were analyzed in a comparative way through the approaches of FAA and those of the Asphalt Institute. The surface condition of landing runways, takeoff runways, aprons and taxiways of Castro Pinto Airfield indicates that its structure has suffered neither any premature collapse nor any accentuated distress after 23 years of service. This evidence is confirmed by data obtained in semi-destructive evaluation of pavements, carried out by means of sounding, sampling, survey and through estimated thicknesses, employing methods of FAA, and the of Asphalt Institute.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11326-
dc.date.accessioned2020-01-29T12:15:49Z-
dc.date.available2020-01-29-
dc.date.available2020-01-29T12:15:49Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAeroportos-
dc.subjectAvaliação Estrutural - Pistas de Pouso e Decolagem-
dc.subjectPavimentos-
dc.subjectAeroporto Presidente Castro Pinto - João Pessoa.(PB)-
dc.subjectPavimentos de Aeroportos-
dc.subjectProjetos de Ampliação e de Recape - Pistas de Pouso e Decolagem-
dc.subjectFAA e Asphalt Institute. - Métodos-
dc.subjectINFRAERO-
dc.subjectEstrutura dos Pavimentos - Sondagens-
dc.subjectAirports-
dc.subjectStructural Assessment - Airstrips and Takeoffs-
dc.subjectFloors-
dc.subjectPresidente Castro Pinto Airport - João Pessoa. (PB)-
dc.subjectAirport floors-
dc.subjectExpansion and Recap Projects - Airstrips and Takeoffs-
dc.subjectFAA and Asphalt Institute. - Methods-
dc.subjectFloor Structure - Surveys-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJORDÃO, Luciana Pimentel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStructural assessment of airstrips, patios and accesses at Presidente Castro Pinto de João Pessoa airport.pt_BR
dc.identifier.citationJORDÃO, Luciana Pimentel. Avaliação estrutural das pistas de pouso e decolagem, pátios e acessos do aeroporto Presidente Castro Pinto de João Pessoa. 2004. 347f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11326pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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LUCIANA PIMENTEL JORDÃO - DISSERTAÇÃO PPGECA 2004.pdfLuciana Pimentel Jordão - Dissertação PPGECA 2004. 29.47 MBAdobe PDFView/Open


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