Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11341
Title: Atos educativos para o autoconhecimento de mulheres Quilombolas acerca da prevenção do câncer do colo do útero.
Other Titles: Educational acts for the self-knowledge of Quilombola women about the prevention of cervical cancer.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Thais Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Marcelo Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TEMOTEO, Rayrla Cristina Abreu.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.
Keywords: Neoplasias do colo do útero;Câncer do colo do útero;Educação em saúde;Saúde da mulher;Mulheres Quilombolas;Cervical Neoplasms;Cervical Cancer;Health Education;Women's Health;Quilombola Women
Issue Date: 27-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Thais Gonçalves de. Atos educativos para o autoconhecimento de mulheres Quilombolas acerca da prevenção do câncer do colo do útero. 2019. 84f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo objetivou possibilitar o autoconhecimento de mulheres quilombolas por meio de ações educativas sobre a prevenção do câncer do colo do útero. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa, mediado pela metodologia da pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada na comunidade remanescente de quilombolas intitulada “Os Quarenta”, que está localizada na cidade de Triunfo, no estado da Paraíba. Os participantes desta pesquisa foram mulheres que residem na comunidade quilombola “Os Quarenta”, a qual possui atualmente cerca de 56 famílias. Foi realizada uma investigação social com a execução de intervenções como possibilidade para a resolução dos problemas coletivos, além do uso do método Discurso do Sujeito Coletivo para análise das entrevistas. A participação das mulheres nesta pesquisa deu-se a partir da prévia aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande sob o parecer nº 3.438.187. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio das seguintes etapas: diagnóstico situacional, planejamento das ações, implementação das ações planejadas e avaliação das ações pelas participantes da pesquisa. A análise inicial para realização das ações educativas evidenciou as lacunas pertinentes ao Câncer do Colo do Útero, assim como as especificidades diante de seus métodos preventivos e seus desdobramentos na qualidade de vida das mulheres quilombolas, como o medo, a vergonha e a consequência da autonegligência no modo como essas mulheres lidam com a doença e seus métodos preventivos. Assim, foi possível realizar o planejamento e execução de três encontros para realização de atividades educativas com uso de dinâmicas e metodologias ativas, possibilitando a reflexão e a transmissão de saberes a respeito dessa doença. As avaliações das ações educativas mostraram-se positivas pelas mulheres participantes do estudo, nas quais demostraram transformações nos pensamentos e crenças a respeito da doença.
Abstract: The present study aimed to enable the self-knowledge of quilombola women through educational actions on the prevention of cervical cancer. This is a descriptive study with a qualitative approach, mediated by the methodology of action research. The research was carried out in the remaining quilombola community entitled "The Forty", which is located in the city of Triunfo, in the state of Paraíba. The participants of this research were women living in the quilombola community "The Forty", which currently has about 56 families. A social investigation was carried out with the execution of interventions as a possibility for the resolution of collective problems, in addition to the use of the Collective Subject Discourse method for the analysis of interviews. The participation of women in this research was based on the prior approval of the project by the Research Ethics Committee of the Federal University of Campina Grande under opinion no. 3,438,187. The development of the research occurred through the following steps: situational diagnosis, planning of actions, implementation of planned actions and evaluation of actions by the research participants. The initial analysis for educational actions showed the gaps relevant to Cervical Cancer, as well as the specificities in view of their preventive methods and their consequences in the quality of life of quilombola women, such as fear, shame and the consequence of self-neglect in the way these women deal with the disease and its preventive methods. Thus, it was possible to carry out the planning and execution of three meetings to carry out educational activities using active dynamics and methodologies, enabling the reflection and transmission of knowledge about this disease. The evaluations of educational actions were positive by the women participating in the study, in which they showed transformations in thoughts and beliefs about the disease.
Keywords: Neoplasias do colo do útero
Câncer do colo do útero
Educação em saúde
Saúde da mulher
Mulheres Quilombolas
Cervical Neoplasms
Cervical Cancer
Health Education
Women's Health
Quilombola Women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11341
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAIS GONÇALVES DE SOUZA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2019.pdfThais Gonçalves de Souza. Monografia Enfermagem. CFP 2019.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.