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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11356
Title: | Aplicação da teoria da máquina térmica às brisas marítima/terrestre e de vale/montanha sobre terreno Inclinado e plano. |
Other Titles: | Application of thermal machine theory to breezes sea / land and valley / mountain on terrain Inclined and flat. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Alane Saldanha dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALCÂNTARA, Clênia Rodrigues. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | SOUZA, Enio Pereira de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CORREIA , Magaly de Fátima. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | GONÇALVES, Weber Andrade. |
Keywords: | Brams;Máquina Térmica;Circulações do Tipo Brisa;Topografia;Heat Engine;Type Breeze Circulations;Topography |
Issue Date: | 19-Apr-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, A. S. dos. Aplicação da teoria da máquina térmica às brisas marítima/terrestre e de vale/montanha sobre terreno Inclinado e plano. 2013. 69 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) – Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11356 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Circulações do tipo brisa ocorrem devido ao gradiente horizontal de temperatura entre duas superfícies com características distintas. O objetivo deste trabalho foi analisar o acoplamento entre brisas de vale-montanha com as brisas marítima-terrestre, aplicando-se a teoria de máquina térmica. Para tanto, foram utilizadas duas regiões com características topográficas diferentes, sendo uma plana e uma com mais de 800 metros de inclinação. O período de observação foi todo o mês de junho de 1999, com destaque aos dias 2 e 9 que apresentaram predomínio da brisa marítima e 7 e 17, devido a forte influência da brisa terrestre. Os resultados simulados foram confrontados aos dados obtidos pela teoria de diferença de pressão utilizando-se métodos estatísticos de correlação e aplicando-se um teste de significância. Para uma maior confiabilidade das simulações, os resultados numéricos foram comparados a dados coletados por radiossonda nos dias 7, 9 e 17, às 12Z, devido à acessibilidade dos dados observados durante os respectivos dias. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram satisfatórios, validando as simulações bem como a teoria de máquina térmica. |
Abstract: | breeze type circulations occur due to horizontal temperature gradient between two surfaces with different characteristics. The aim of this study was to analyze the coupling between mountain-valley breezes with sea-land breezes, applying the heat engine theory. Therefore, two regions were used with different topographical features, with a flat, one with over 800 meters of slope. The observation period was the month of June 1999, highlighting the day 2:09 that showed predominance of sea breeze and 7:17, due to the strong influence of the land breeze. The simulation results were compared with data obtained by the pressure difference theory using statistical correlation methods and applying a significance test. For increased reliability of simulations, numerical results were compared to data collected by radiosonde at 7, 9:17, at 12Z due to the accessibility of the data observed during their days. The results found in this study were satisfactory, validating the simulations as well as the heat engine theory. |
Keywords: | Brams Máquina Térmica Circulações do Tipo Brisa Topografia Heat Engine Type Breeze Circulations Topography |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Meteorologia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11356 |
Appears in Collections: | Mestrado em Meteorologia. |
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ALANE SALDANHA DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO (PPGMet) 2013.pdf | Alane Saldanha dos Santos - Dissertação PPGMet CTRN 2013 | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
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