Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11356
Title: Aplicação da teoria da máquina térmica às brisas marítima/terrestre e de vale/montanha sobre terreno Inclinado e plano.
Other Titles: Application of thermal machine theory to breezes sea / land and valley / mountain on terrain Inclined and flat.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Alane Saldanha dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALCÂNTARA, Clênia Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SOUZA, Enio Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORREIA , Magaly de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GONÇALVES, Weber Andrade.
Keywords: Brams;Máquina Térmica;Circulações do Tipo Brisa;Topografia;Heat Engine;Type Breeze Circulations;Topography
Issue Date: 19-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, A. S. dos. Aplicação da teoria da máquina térmica às brisas marítima/terrestre e de vale/montanha sobre terreno Inclinado e plano. 2013. 69 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) – Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11356
???metadata.dc.description.resumo???: Circulações do tipo brisa ocorrem devido ao gradiente horizontal de temperatura entre duas superfícies com características distintas. O objetivo deste trabalho foi analisar o acoplamento entre brisas de vale-montanha com as brisas marítima-terrestre, aplicando-se a teoria de máquina térmica. Para tanto, foram utilizadas duas regiões com características topográficas diferentes, sendo uma plana e uma com mais de 800 metros de inclinação. O período de observação foi todo o mês de junho de 1999, com destaque aos dias 2 e 9 que apresentaram predomínio da brisa marítima e 7 e 17, devido a forte influência da brisa terrestre. Os resultados simulados foram confrontados aos dados obtidos pela teoria de diferença de pressão utilizando-se métodos estatísticos de correlação e aplicando-se um teste de significância. Para uma maior confiabilidade das simulações, os resultados numéricos foram comparados a dados coletados por radiossonda nos dias 7, 9 e 17, às 12Z, devido à acessibilidade dos dados observados durante os respectivos dias. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram satisfatórios, validando as simulações bem como a teoria de máquina térmica.
Abstract: breeze type circulations occur due to horizontal temperature gradient between two surfaces with different characteristics. The aim of this study was to analyze the coupling between mountain-valley breezes with sea-land breezes, applying the heat engine theory. Therefore, two regions were used with different topographical features, with a flat, one with over 800 meters of slope. The observation period was the month of June 1999, highlighting the day 2:09 that showed predominance of sea breeze and 7:17, due to the strong influence of the land breeze. The simulation results were compared with data obtained by the pressure difference theory using statistical correlation methods and applying a significance test. For increased reliability of simulations, numerical results were compared to data collected by radiosonde at 7, 9:17, at 12Z due to the accessibility of the data observed during their days. The results found in this study were satisfactory, validating the simulations as well as the heat engine theory.
Keywords: Brams
Máquina Térmica
Circulações do Tipo Brisa
Topografia
Heat Engine
Type Breeze Circulations
Topography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11356
Appears in Collections:Mestrado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANE SALDANHA DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO (PPGMet) 2013.pdfAlane Saldanha dos Santos - Dissertação PPGMet CTRN 20131.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.