Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLÉO NETO, N. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308320873555411pt_BR
dc.contributor.advisor1GRÜNEWALD, Rodrigo de Azevedo.-
dc.contributor.advisor1IDGRÜNEWALD, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6450189155973100pt_BR
dc.contributor.referee1CANIELLO, Márcio de Matos.-
dc.contributor.referee2MARTINS, Silvia Aguiar Carneiro.-
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe, a partir de uma abordagem etnozoológica, compreender a dinâmica cosmológica entre os índios Atikum-Umã (Estado de Pernambuco). Para tal meta, foca-se a importância do mel e das abelhas sem-ferrão nos tores executados por este grupo. Embasado na Ciência do Concreto, demonstro como os índios estabelecem os seus sistemas de classificação e de como estes repercutem no piano estrutural de sua cosmologia. Todavia, também considero de suma importância o embasamento em perspectivas gerativistas, demonstrando, desta forma, como as cosmologias são feitas na ação, uma vez que a partir de mudanças ecológicas (o surgimento das abelhas-italianas - Apis mellifera), na práxis, os elementos sistemáticos foram ressignificados. Para finalizar, lançando mão de noções como as de fluxos, fronteiras e híbridos, lanço a hipótese da existência de um complexo simbólico que passo a chamar de "Complexo do Mel."pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleNa lição da abelha-mestra: análise do complexo simbólico e ritualístico do mel e das abelhas sem-ferrão entre os índios Atikum.pt_BR
dc.date.issued2011-04-29-
dc.description.abstractThis dissertation proposes, an approach from ethnozoology, understand the dynamics of cosmology among Indians Atikum-Uma (State of Pernambuco). To this goal, focuses on the importance of the honey and stingless bees on tore in this group. Based upon the "Science of Concrete", demonstrate how the Indians set their rating systems and how they affect the structural plan of his cosmology. However, I also consider very important foundation in the generative perspective, showing thus, how cosmologies are made in the action, as from ecological changes (the rise of honey-bees - Apis mellifera), in practice, the systematic elements refrained. Finally, I made use of notions such as streams, boundaries and hybrids, to elaborate the hypothesis of a symbolic complex that we called the "Honey Complex".pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11358-
dc.date.accessioned2020-01-30T11:41:40Z-
dc.date.available2020-01-30-
dc.date.available2020-01-30T11:41:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCosmologia-
dc.subjectToré-
dc.subjectEtnozoologia-
dc.subjectÍndios Atikum-
dc.subjectMel-
dc.subjectAbelhas Sem-Ferrão-
dc.subjectCosmology-
dc.subjectEthnozoology-
dc.subjectAtikum Indians-
dc.subjectHoney-
dc.subjectStingless Bees-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLÉO NETO, Nivaldo Aureliano.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIn the lesson of the master bee: analysis of the symbolic and ritualistic complex of honey and stingless bees among the Atikum Indians.pt_BR
dc.identifier.citationLÉO NETO, Nivaldo Aureliano. Na lição da abelha-mestra: análise do complexo simbólico e ritualístico do mel e das abelhas sem-ferrão entre os índios Atikum. 2011. 141f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11358pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NIVALDO AURELIANO LÉO NETO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2011.pdfNivaldo Aureliano Léo Neto - Dissertação PPGCS CH 2011. 29.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.