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dc.creator.IDFARIAS, D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5668940939734528pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964593101151807pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.farias-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão da Licenciatura em Educação do Campo vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores e Práticas Pedagógicas- NUPEFORP, na linha de pesquisa: Educação do Campo, política educacional e sociedade. Nosso objeto de estudo consistiu em investigar sobre O direito a educação e fechamento de escolas no Cariri Ocidental Paraibano. Nosso pressuposto foi que o poder público municipal naturalizou o debate sobre o fechamento da escola nas comunidades rurais, como se a escola na sede – urbana – assegurasse uma melhor qualidade da aprendizagem, o que gerou ao longo do tempo uma aceitação por parte das comunidades rurais. Além disso, constrói uma narrativa do fechamento de escolas como uma solução para as turmas multisseriadas, hegemonicamente tratadas como deficitária e um problema para a educação. Esta perspectiva começa a ser questionada pelo movimento da Educação do Campo, e recentemente, começa a existir em todo o país, resistência contra o fechamento das escolas, fato que verificamos também no Cariri Paraibano, que traz junto consigo a defesa da escola como direito. Considerando isto, tivemos como objetivo geral: Analisar as ações realizadas pelo poder público e comunidade no processo de fechamento das escolas no município de Sumé. Especificamente: Refletir sobre a conquista do direito a Educação das populações campesinas na última década no Brasil; Identificar no Cariri o número de escolas fechadas no período de 2010-2018; Contextualizar as ações desenvolvidas pelo poder público e sociedade civil no que se refere ao fechamento das escolas. Adotamos a abordagem qualitativa numa perspectiva do método dialético, e usamos como procedimentos fundamentais a análise documental e entrevista para coleta das informações, que foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Como resultados da pesquisa, percebemos que a perspectiva da defesa da escola como direito começa a se afirmar nas comunidades rurais, que não aceitam como natural o fechamento das escolas, passando a ocorrer uma mudança sobre a concepção das turmas multisseriadas, no poder público predomina ainda o discurso da existência desta escola como um gasto devido a sua quantidade de estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO direito à educação e o fechamento de escolas no Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11368-
dc.date.accessioned2020-01-30T14:05:45Z-
dc.date.available2020-01-30-
dc.date.available2020-01-30T14:05:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectFechamento de escolas do campopt_BR
dc.subjectParticipação política e educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectReivindicação de educaçãopt_BR
dc.subjectEducacion ruralpt_BR
dc.subjectDerecho a la educaciónpt_BR
dc.subjectCierre de escuelas rurales.pt_BR
dc.subjectParticipación política y educación.pt_BR
dc.subjectReclamo de educaciónpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectClosing of rural schoolspt_BR
dc.subjectPolitical participation and educationpt_BR
dc.subjectEducation claimpt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Danilo de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEl derecho a la educación y el cierre de escuelas en Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.title.alternativeThe right to education and the closure of schools in the region of Cariri Ocidental Paraibano - Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Danilo de Souza. O direito à educação e o fechamento de escolas no Cariri Ocidental Paraibano. 2019. 82f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11368pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo de finalización del Grado en Educación Rural está vinculado al Centro de Estudios e Investigación en Educación Rural, formación docente y Prácticas Pedagógicas- NUPEFORP, en la línea de investigación: Educación Rural, política educativa y sociedad. Nuestro objeto de estudio fue investigar el derecho a la educación y el cierre de escuelas en el oeste de Paraíba Cariri. Asumimos que el gobierno municipal naturalizó el debate sobre el cierre de escuelas en comunidades rurales, como si la escuela en la sede urbana asegurara una mejor calidad de aprendizaje, lo que con el tiempo generó la aceptación de las comunidades rurales. . Además, construye una narrativa del cierre de la escuela como una solución para las clases de varios grados, tratada hegemónicamente como déficit y un problema para la educación. Esta perspectiva está comenzando a ser cuestionada por el movimiento de Educación Rural, y recientemente, la resistencia contra el cierre de escuelas ha comenzado a existir en todo el país, un hecho que también verificamos en el Paraíba cariri, que trae consigo la defensa de la escuela como un derecho. Considerando esto, teníamos como objetivo general: analizar las acciones tomadas por el poder público y la comunidad en el proceso de cierre de las escuelas en la ciudad de Sumé. Específicamente: reflexionar sobre el logro del derecho a la educación de las poblaciones campesinas en la última década en Brasil; Identificar en Cariri el número de escuelas cerradas en el período 2010-2018; Contextualizar las acciones desarrolladas por el poder público y la sociedad civil con respecto al cierre de escuelas. Adoptamos el enfoque cualitativo desde una perspectiva dialéctica, y utilizamos como procedimientos fundamentales el análisis documental y la entrevista para la recopilación de información, que se analizaron desde la perspectiva del análisis de contenido (Bardin, 2011). Como resultado de la investigación, nos damos cuenta de que la perspectiva de la defensa de la escuela como un derecho comienza a imponerse en las comunidades rurales, que no aceptan como natural el cierre de las escuelas. El discurso de la existencia de esta escuela como un gasto debido a su cantidad de estudiantes.pt_BR
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