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Title: Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016.
Other Titles: Gamification: a bibliometric analysis of the main national articles from 2012 to 2016.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Mirelle Sampaio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Rômulo Augusto Ventura.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Tiago Gonçalves Pereira.
Keywords: Gamification - jogos;Engenharia de Produção;Jogos e ensino de engenharia;Bibliometria;Industrial engineering;Production engineering;Bibliometry;Engineering education and games
Issue Date: 11-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Mirelle Sampaio. Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399
???metadata.dc.description.resumo???: Gamification, definido como o "uso de elementos de jogos e técnicas de design de jogos em contextos não-jogos” (Deterding et al, 2011), é um conceito, que ainda está em fase embrionária na academia. O presente trabalho procurou analisar, a partir de pesquisa bibliométrica, as principais áreas em que foram registradas aplicação deste conceito. A intenção é apresentar o estado da arte do gamification no cenário acadêmico nacional. A engenharia é apontada por Menezes (2016), como a terceira área com maior número de publicações sobre gamification no mundo. Enquanto no Brasil as pesquisas sobre gamification e engenharia, de acordo com a amostra utilizada, são praticamente inexistentes. Embora exista um espaço significativo para a aplicação de gamification na engenharia. Pois, este profissional é comumente encarregado de ministrar cursos, treinamentos ou difundir técnicas dentro de empresas, redes de empresas ou comunidades.
Abstract: Gamification, defined as the "use of game elements and game design techniques in non-game contexts" (Deterding et al, 2011), is a concept that is still at an embryonic stage in academia. , The main areas in which the application of this concept was registered, the main objective of which is to present the state of the art of gamification in the national academic scenario.Menezes (2016), as the third area with the greatest number Of gamification publications in the world.While in Brazil the research on gamification and Engineering, according to the sample used, are practically non-existent.Although there is a significant space for the application of gamification in engineering, because this professional is usually in charge of ministering Courses, trainings or disseminate techniques within companies, networks of companies or communities.
Keywords: Gamification - jogos
Engenharia de Produção
Jogos e ensino de engenharia
Bibliometria
Industrial engineering
Production engineering
Bibliometry
Engineering education and games
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399
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