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dc.creator.IDDREBES, R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1761571447956461pt_BR
dc.contributor.advisor1SCHIEL, Ulrich.-
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Claudia Maria Fernandes Araujo.-
dc.contributor.advisor1IDSCHIEL, U.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDRIBEIRO, C. M. F. A.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971250918247087pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724141474353962-
dc.contributor.referee1FECHINE, Joseana Macêdo.-
dc.contributor.referee2VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz Vieira.-
dc.description.resumoO surgimento dos serviços semânticos e sua utilização tem sido objeto de intensa pesquisa nos últimos anos. Nesse contexto as ontologias são utilizadas como estruturas de representação do conhecimento, para facilitar a reutilização e troca de informações. Entretanto, a multiplicidade na descrição semântica dos serviços, a dificuldade na obtenção de consenso para a definição de ontologias de domínio e as diferentes perspectivas de utilização apresentam um empecilho para a automatização de tarefas relacionadas a provisão de serviços. A provisão de serviços consiste em um processo complexo composto de várias sub-atividades, tais como publicação, descoberta, negociação, seleção, composição, execução e monitoramento. Entretanto, o trabalho realizado foi focado nas fases de descoberta, negociação, seleção e monitoramento de serviços. Visando um melhor entendimento das questões provenientes de cada fase foi realizado um estudo com base no domínio da industria fonográfica. Um levantamento das condições de prestação de serviços aponta a necessidade da utilização de novos modelos de negócios e de novas estrategias que possibilitem a personalização dos serviços, dando ao usuário um papel mais ativo no processo. Para lidar com as limitações encontradas no cenário de prestação de serviços, foi utilizada uma abordagem integrada, que une dois modelos: um centrado na percepção do usuário e o outro nas fases de prestação de serviços. Os modelos utilizados na abordagem integrada sab Escher e Personae, respectivamente. O modelo resultante dessa abordagem foi denominado de modelo estendido, que une a expressividade de Escher as fases de prestação de serviços tratadas em Persons Tendo em vista que o modelo Personae compreende as fases iniciais no ciclo de prestação de serviços, as fases de negociação, monitoramento e re-negociação de contratos foram adicionadas ao modelo estendido. Essa abordagem, denominada abordagem integrada, possibilitou a constatação de que os principais conceitos relacionados ao domínio de prestação de serviços foram contemplados. A utilização de dois cenários para ilustrar a aplicabilidade do modelo estendido serviu para demonstrar a capacidade do modelo em atender as necessidades tanto de usuários leigos como de usuários especialistas nas tarefas relacionadas a prestação de serviços na web.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação-
dc.titleEspecificação formal da atividade de negociação em serviços semânticos.pt_BR
dc.date.issued2011-02-28-
dc.description.abstractThe rise of semantic services and their use has been the subject of intense research in recent years. In this context, ontologies are used as structures of knowledge representation, to facilitate reuse and sharing of information However, the multiplicity in the semantic description of services, difficulty in reaching consensus on the definition of domain ontologies and the use of different perspectives present an obstacle to automate service related tasks. Service provision consists on a complex process, composed of several subactivities, such as publication, discovery, negotiation, selection, composition, execution and monitoring However, the work accomplished was focused on the discovery, negotiation, selection and service monitoring phases. Aiming to achieve a better understanding of the questions raised from each one of the phases, a study based on the music industry was conducted. A survey of service conditions indicates the need of using new business models and new strategies that may enable the customization of services, giving users a more active role in the process. To deal with the drawbacks found in the service oriented scenario, an integrated approach was used, that unites two models: one, focused on user perception and the other focused on the service provision phases. The models used in the integrated approach are Escher and Persona;, respectively. The resulting model of this approach was named extended model, and it unites the expressiveness of Escher to the service provisioning phases addressed in Persona;. Acknowledging that the model Persona; addresses the initial phases in the service provisioning lifecycle, the phases of negotiation, monitoring and contracts re-negotiation were added to the extended model. The presented approach, named the integrated approach, enabled to perceive that the main concepts related to the service provisioning domain were addressed. The use of two scenarios to illustrate the applicability of the extended model was effective to demonstrate the capability of the model to meet the needs of either kind of user, a nonexpert and an expert user, on the tasks related to service provisioning on the web.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11420-
dc.date.accessioned2020-01-31T18:39:44Z-
dc.date.available2020-01-31-
dc.date.available2020-01-31T18:39:44Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectServiços Semânticos-
dc.subjectServiços-
dc.subjectModelagem-
dc.subjectMétodos Formais-
dc.subjectOntologias-
dc.subjectRepresentação do Conhecimento-
dc.subjectSemantic Services-
dc.subjectservices-
dc.subjectModeling-
dc.subjectFormal Methods-
dc.subjectOntologies-
dc.subjectKnowledge Representation-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDREBES, Rute Cardoso.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFormal specification of the negotiation activity in semantic services.pt_BR
dc.identifier.citationDREBES, Rute Cardoso. Especificação formal da atividade de negociação em serviços semânticos. 161f. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Computação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11420pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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